Topo

Botafogo-SP vence xará da Paraíba nos pênaltis e vai à Série B

26/08/2018 21h46

Na temporada em que comemora o seu centenário, o Botafogo-SP presenteou sua torcida com a classificação para a Série B do Campeonato Brasileiro. Após sofrer a derrota por 1 a 0 em João Pessoa, no primeiro confronto das quartas de final, contra o seu xará da Paraíba, a equipe paulista devolveu o resultado neste domingo, em Ribeirão Preto, com gol no último minuto de jogo e levou a decisão para os pênaltis, garantindo a vaga após vitória por 4 a 3.

Além da vaga na segunda divisão, o Botafogo-SP está classificado para as semifinais da Série C e aguarda o vencedor do confronto entre Cuiabá e Atlético-AC, que acontece nesta segunda-feira, para saber quem será o seu adversário na próxima fase. A outra semifinal será disputada entre Operário e Bragantino.

A vitória não parece ter sido fácil e realmente não foi. Para assegurar a classificação, o Botafogo-SP entrou em campo sentindo o peso da missão a ser cumprida, mas contou com o apoio da calorosa torcida para buscar um bom resultado. O primeiro tempo foi truncado e a partida só ganhou novos rumos na etapa final, quando Fábio Alves deu um carrinho em Lucas Mendes e foi expulso aos 24 minutos do segundo tempo.

Com um jogador a mais, o Botafogo-SP passou a pressionar o rival, que tentou segurar o resultado a fim de se classificar, mas a equipe paulista manteve a persistência até os 47 minutos, quando Caio Dantas tocou para Salino, que mandou uma bomba no alto para abrir o placar no minuto final e levar a torcida à loucura.

Nas cobranças de pênaltis, os dois times fizeram uma disputa acirrada, com ambos acertando os primeiros três chutes e errando o quarto. Para avançar, o Botafogo-SP deixou a vaga literalmente nas mãos de Tiago Cardoso, que já havia defendido penalidade de Marcos Aurélio no tempo regulamentar na Paraíba e voltou a salvar o gol da cobrança do atacante. A classificação foi assegurada pelo vice-artilheiro da Série C, Felipe Augusto, último a bater.