PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Com ou sem camisa 9? Loss muda Corinthians e vê números parecidos

21/08/2018 07h00

O Corinthians tem que jogar com ou sem um centroavante? Essa pergunta tem sido recorrente nas conversas entre torcedores e também nas entrevistas coletivas do Timão. Em 20 partidas no comando da equipe, o técnico Osmar Loss iniciou 11 com um jogador de referência no ataque, e nove sem (veja a lista abaixo). Os números com as duas formações são parecidos.

Nos 11 jogos iniciados com centroavante, foram quatro vitórias, três empates e quatro derrotas, com um aproveitamento de 48,4%. Já sem o chamado camisa 9 desde o começo, o Timão de Loss atuou nove vezes: quatro vitórias, um empate e quatro derrotas, com 55,5% de aproveitamento.

Loss assumiu o comando quando o Corinthians já estava jogando sem centroavante, no 4-2-4. Ele manteve o sistema até a parada da Copa do Mundo, quando passou a testar a equipe no 4-2-3-1. Porém, Roger sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, e Jonathas teve um estiramento muscular na coxa direita. Com os desfalques, o treinador voltou a escalar o Timão sem um jogador de referência no ataque.

Após a lesão de Jonathas ainda no primeiro tempo contra o Cruzeiro, Loss colocou Pedrinho, adiantou Romero e viu o Corinthians vencer por 2 a 0. O paraguaio voltaria a brilhar como "falso 9" na rodada seguinte, ao marcar três gols na goleada por 4 a 1 sobre o Vasco.

Os últimos jogos, entretanto, colocaram em xeque o sistema sem centroavante do Corinthians. A equipe tem sofrido para levar perigo ao adversário, e Loss admitiu voltar colocar um camisa 9.

- A resposta mais fácil é de acordo com o adversário. À medida que a gente tiver rendimento regulares com as formações, elas vão se valorizando para serem repetidas. Tivemos bons momentos com a mobilidade ofensiva, mas os adversários começam a se adaptar. Não estamos tendo melhor êxito nisso, vem faltando um pouquinho de profundidade, e pode ser que a gente opte por colocar um 9 - afirmou o treinador, após a derrota por 1 a 0 para o Grêmio no sábado.

Além de Jonathas e Roger, o elenco do Corinthians conta com o centroavante Matheus Matias, e o meia Danilo já chegou a ser utilizado na função diversas vezes. Roger e Matheus Matias não podem defender o Timão na Copa do Brasil, porque já atuaram na competição por Internacional e ABC, respectivamente.

RELEMBRO OS JOGOS COM OU SEM CENTROAVANTE:

SEM CENTROAVANTE:

Corinthians 0 x 1 Millonarios

Corinthians 1 x 0 América-MG (Roger entrou durante o jogo)

Flamengo 1 x 0 Corinthians (Roger entrou durante o jogo)

Vasco 1 x 4 Corinthians

Corinthians 1 x 0 Chapecoense

Corinthians 0 x 0 Atlético-PR

Colo-Colo 1 x 0 Corinthians

Chapecoense 0 x 1 Corinthians (Jonathas entrou durante o jogo)

Corinthians 0 x 1 Grêmio (Jonathas entrou durante jogo)

COM CENTROAVANTE:

Internacional 2 x 1 Corinthians

Corinthians 1 x 1 Santos

Corinthians 0 x 0 Vitória

Bahia 1 x 0 Corinthians

Cruzeiro 0 x 2 Corinthians - amistoso

Corinthians 2 x 1 Grêmio - amistoso

Corinthians 2 x 2 Cruzeiro - amistoso

Corinthians 2 x 0 Botafogo

São Paulo 3 x 1 Corinthians

Corinthians 2 x 0 Cruzeiro (Jonathas saiu no 1º tempo)

Chapecoense 2 x 1 Corinthians

Esporte