PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Pior mandante de Série A, Santos de interino tenta se fortalecer na Vila

29/07/2018 07h00

Pior mandante entre os 20 clubes de Série A do Campeonato Brasileiro, o Santos tenta, neste domingo, se fortalecer na Vila Belmiro antes de iniciar decisões. Para isso, enfrenta o América-MG, às 19h, pela 16ª rodada da disputa por pontos corridos - o Coelho, por sua vez, é o segundo pior visitante entre os clubes de elite do país. O Alvinegro será mais uma vez comandado pelo técnico interino Serginho Chulapa, que empatou com o Flamengo na última rodada.

O Santos só conquistou 52,63% dos pontos disputados em casa nesta temporada. São oito vitórias, seis empates e cinco derrotas divididas entre jogos na Vila Belmiro e no Pacaembu. O América-MG, por sua vez, tem apenas uma vitória jogando como visitante, totalizando 19,05% de aproveitamento.

O aproveitamento é pior até do que de times como o Ceará, penúltimo colocado na tabela de classificação. No último sábado, o Vozão venceu o Fluminense, por 1 a 0, e passou a ter 57,07% de aproveitamento como mandante na temporada. Fruto de 11 vitórias, sete empates e cinco derrotas.

Os números do ex-técnico Jair Ventura no comando do Santos foram de 14 vitórias, dez empates e 15 derrotas, um pouco mais de 40% de aproveitamento. O carioca estava no cargo desde janeiro e foi demitido na última segunda-feira. Agora, enquanto não contrata seu substituto, o Peixe conta com o interino Serginho Chulapa para se fortalecer antes das decisões.

Depois da partida contra o América-MG, neste domingo, a próxima prova de fogo do Alvinegro já virá na sequência: na quarta, às 19h30, o adversário da vez será o Cruzeiro, em duelo válido pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, justamente na Vila Belmiro - o jogo de volta acontece no dia 15 de agosto, no Mineirão.

Desde o fim da pausa para a disputa da Copa do Mundo, o Santos ainda não venceu, foram três empates com Palmeiras, Chapecoense e Flamengo. Agora, tem neste domingo uma chance interessante de quebrar o jejum de vitórias. O América-MG, 14º colocado, tem apenas um ponto a mais na tabela e ocupa a posição de cima a do Alvinegro.

Nos últimos anos, o fator casa colocou o Santos em posição favorável na disputa do Brasileirão. Em 2016, com 84,31% de aproveitamento como mandante e apenas duas derrotas, foi o melhor entre os times de elite, superando até o campeão nacional Palmeiras no quesito. Em 2017, foi o quarto melhor, com 70,71% de aproveitamento dos pontos disputados em casa, com sete derrotas.

Esporte