PUBLICIDADE
Topo

Esporte

Após sucesso em São Paulo, IberCup quer mais em etapa de Porto Alegre

28/07/2018 09h15

Fora do Brasil, a IberCup se consolidou como maior torneio de futebol para jovens do mundo. Neste ano, os organizadores decidiram "se aventurar" em solo brasileiro, com a edição de São Paulo, realizada na última semana, e deixaram a etapa com expectativas altas para as próximas competições no país.

Com um formato de preliminar do principal evento da marca no Brasil, a disputa internacional de Porto Alegre, em janeiro de 2019, os quatro dias de competições na capital paulista foram considerados um sucesso pelos diretores da IberCup, pelas grandes equipes envolvidas, qualidade de jogos e alta média de público.

No próximo ano, as expectativas se elevam, visto que o número de equipes irá quase triplicar (de 120 para cerca de 300), e envolverá 30 países dos cinco continentes na disputa. Entre os times já confirmados estão, por exemplo, o Paris Saint-Germain, a Internazionale de Milão e o Manchester City.

- Já temos equipes de mais de 30 países confirmadas. Será uma competição internacional que dará vaga à final mundial na Inglaterra, em maio de 2019. Com grandes times representando os cinco continentes, a expectativa é de uma qualidade ainda maior de partidas - afirmou o diretor geral da IberCup, o português Filipe Rodrigues.

A etapa paulista premiou os vencedores (por categoria e nível de disputa) com vagas em outras competições classificatórias além da de Porto Alegre em 2019 - em Portugal, Estados Unidos e Dinamarca. Com isso, a organização espera aumentar ainda mais o intercâmbio de times brasileiros no exterior que, em 2018, foi de cerca de 500 pessoas.

Além disso, baseado no sucesso da etapa paulista, a IberCup já programa outros três eventos preliminares no Brasil em 2019, com datas ainda a serem definidas, e em três estados diferentes. Dessa forma, a organização coloca de vez o país em seu circuito de competições.

- Em 2019, teremos mais três torneios preliminares no Brasil, além da competição em Porto Alegre. Será as disputas de São Paulo, novamente, e do Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Todos esses eventos darão acesso às disputas internacionais da IberCup em 2020 - completou Rodrigues.

O evento de classificação à final mundial, em Porto Alegre, acontece entre os dias 15 e 20 de janeiro, e abrange jogos para os nascidos em 2007 a 2010, no futebol de sete, e 2006, no futebol de campo.

Esporte