Topo

Copa da Rússia: divisor de águas para a maneira de torcer do brasileiro

27/06/2018 16h56

"Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor" é coisa do passado. A Copa da Rússia marca uma mudança de postura da torcida brasileira nos estádios. Além da habitual festa pelas ruas dos jogos, no caso em Moscou nesta quarta-feira, na partida contra a Sérvia, um novo repertório de músicas, eventos e, sobretudo, incentivo dentro das arenas ocorrem, agora, de maneira similar aos no encontro entre clubes do nosso país.

Era dia de partida decisiva no Grupo E. A torcida, sempre confiante, se organizou pelas redes sociais e marcou "esquentas" em diversos pontos da capital russa. O principal foi centralizado pelo "Movimento Verde e Amarelo" , grupo que é responsável pela criação de músicas que já estão no gosto popular, como "Mil gols". Agora, emplacaram o "Brasil pentacampeão" que é um verdadeiro sucesso e escutado em cada campo. Sobrou até para a Argentina e Alemanha numa paródia de "Bella Ciao", que ficou famosa no seriado "La Casa de Papel".

Essa mistura de componentes e postura foram vistas diante da Sérvia. Hino cantado à capela, cobranças no juiz, com direito a "elogios" por faltas não marcadas, e até mesmo um baque no momento em que Marcelo saiu por lesão. Aos poucos, porém, o time em campo foi se firmado. O gol de Paulinho foi a senha para a galera se soltar mais um pouco.

Na etapa final, mesmo nos momentos de pressão da Sérvia, a vaia foi uma importante aliada. Após o gol anotado por Thiago Silva, gritos de "Pentacampeão" e até mesmo "Olé" faltando 15 minutos para acabar a partida foram escutados. Uma grande festa se formou com o término do jogo. Ela promete se prolongar nesta noite em Moscou, e nas oitavas de final, diante do México. Será um duelo, também, nas arquibancadas, uma vez que os fãs rivais também são apaixonados.

A fé e esperança dos brasileiros é que ela tenha o ápice na grande decisão, no Estádio Lujniki, no dia 15 de julho.