Topo

Ex-presidente da Fifa, Blatter diz que Palmeiras é o 1º campeão mundial

24/06/2018 12h43

Joseph Blatter, ex-presidente da Fifa, disse durante a Copa do Mundo na Rússia que considera o Palmeiras o primeiro clube campeão mundial, por conta da Copa Rio, conquistada pelo Verdão em 1951.

- Disse para todas as pessoas que me perguntam há três dias: o Palmeiras é o primeiro campeão mundial de clubes. Eu posso dizer porque não sou mais presidente da Fifa. Para mim, é o Palmeiras - disse Blatter, em entrevista à "Folha de S. Paulo".

A Fifa reconheceu a conquista da Copa Rio como o primeiro título mundial de clubes em 2014, quando o suíço ainda estava no comando - ele renunciou em 2015, após escândalos de corrupção. Só que o site da entidade lista apenas os títulos mundiais de clubes a partir de 2000 - em 2016, por exemplo, o Instagram da Fifa tratou a Copa Rio como o primeiro título intercontinental. O tema gera discussão até hoje.

A Copa Rio ocorreu entre os dias 30 de junho e 22 de julho de 1951 e paralisou a disputa dos campeonatos regionais daquele ano. Os jogos ocorreram no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Na primeira fase, Estrela Vermelha, Juventus, Nice e Palmeiras jogaram na capital paulista, enquanto Áustria Viena, Nacional, Sporting e Vasco atuaram no Rio. As equipes se enfrentaram em turno único dentro de seus respectivos grupos. Os dois melhores colocados de cada chave avançaram às semifinais, e, em seguida, às finais, disputadas em dois jogos cada.

Na semi, o Palmeiras eliminou o Vasco. A final da foi disputada em dois confrontos entre Palmeiras e Juventus. Os brasileiros venceram o primeiro por 1 a 0 e empataram o segundo por 2 a 2. Os dois duelos foram no Maracanã.

Desde o ano passado, o Verdão colocou em seu uniforme a estrela vermelha em cima do símbolo, em homenagem à Copa Rio. O detalhe estava previsto em estatuto, mas não era usado.