Topo

Fim de uma era! Arsenal anuncia saída de Arsène Wenger

20/04/2018 09h38

Chega ao fim a era Wenger no Arsenal. Na manhã desta sexta-feira, o clube londrino anunciou em comunicado que o treinador será desligado do cargo ao fim da temporada, encerrando assim um vínculo de 22 anos.

No comunicado do Arsenal, o clube expressa sua gratidão às duas décadas de serviço do treinador francês, agradecendo na língua de Wenger: 'Merci, Arsène'. Stan Kroeke, sócio majoritário do Arsenal, foi o porta-voz do clube sobre a saída de Wenger, e ressaltou a longevidade do técnico no futebol inglês.

- Este é um dos dias mais difíceis que já tivemos em todos os nossos anos no esporte. Uma das principais razões pelas quais nos envolvemos com o Arsenal foi por causa do que o Arsène trouxe ao clube dentro e fora do campo. Sua longevidade e consistência durante um período tão prolongado no mais alto nível do jogo nunca serão igualadas.

O próprio Arsène Wenger também falou sobre sua saída do clube. Em nota, o treinador afirmou que esse é o momento certo para sair do Arsenal e pede aos torcedores que cuidem dos valores do clube.

- Depois de uma análise cuidadosa e de discussões com o clube, sinto que é o momento certo para eu deixar o time no final da temporada. Sou grato por ter tido o privilégio de servir ao clube por tantos anos memoráveis. Eu gerenciei o clube com total comprometimento e integridade. Quero agradecer à equipe, aos jogadores, aos diretores e aos torcedores que tornam este clube tão especial. Peço aos nossos torcedores para continuarem dando apoio para terminarmos em alta. Para todos os amantes do Arsenal, cuidem dos valores do clube.

O Arsenal afirmou que ainda não irá divulgar o substituto de Wenger no comando do time, mas a má fase vivida pelo clube já abriu porta para especulações há tempos: Carlo Ancelotti, Patric Vieira e Jose Enrique são alguns dos nomes especulados no Arsenal, mas o clube apenas afirma que irá revelar o nome do novo treinador 'em breve'.

Neste ano, o Arsenal não disputou a Liga dos Campeões, a primeira vez em vinte anos. No Campeonato Inglês, os Gunners estão na sexta posição, e ainda lutam para entrar na zona de classificação à próxima Champions. Ainda assim, Arsène Wenger pode se despedir do clube com um título: o Arsenal ainda disputa a Liga Europa, e enfrenta o Atlético de Madrid na semifinal.

Títulos do Arsenal sob o comando de Arsène Wenger:

Premier League - 1997/98, 2001/02 e 2003/04

FA Cup - 1998, 2002, 2003, 2005, 2014, 2015 e 2017

Supercopa da Inglaterra - 1998, 1999, 2002, 2004, 2014, 2015 e 2017