Topo

Lusaca conquista o título do Campeonato Baiano feminino de 2017

29/11/2017 13h55

O Campeonato Baiano feminino tem um novo campeão. A Associação Desportiva Lusaca conquistou o título do torneio pela primeira vez ao derrotar o Jequié por 3 a 1, no Estádio Armando Oliveira, em Camaçari, no último sábado. Organizada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), a competição teve um recorde de participantes nesta temporada: 18.

Vale lembrar que na primeira partida decisiva, o time campeão já tinha derrotado as adversárias por 1 a 0.

O Lusaca conseguiu encerrar uma série negativa em decisões estaduais. A equipe chegou a alcançar as finais em outras duas oportunidades, mas com duas derrotas: em 2011 e 2015, quando caiu diante do São Francisco nas duas vezes.

Um dos trunfos da FBF para fortalecer os campeonatos das últimas temporadas tem sido a "Caravana do Futebol Feminino", projeto criado em 2015 e que busca talentos no interior do estado. Neste ano, sete meninas foram garimpadas na cidade de João Dourado, na região centro-norte do Estado: as volantes Leillane (25 anos), Gabriela (17 anos) e Enigma (25 anos); as meias Bruna (17 anos) e Geane (21 anos); as atacantes Dislane (21 anos) e Brisa (22 anos) e a lateral-direita Lorrane (16 anos).

- Tivemos algumas renovações dentro dos clubes. Isso é um trabalho que vem lá de trás. Queremos cada vez mais aumentar a participação do interior. Contamos com uma renovação grande de atletas. Queremos ter essa competição como um parâmetro para a renovação - afirmou o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, que acompanhou a decisão e participou da entrega das premiações ao lado de outros membros da Federação.