Topo

Renato Gaúcho admite que Grêmio paga espião: 'Mundo é dos espertos'

21/11/2017 18h30

Um dia após a ESPN Brasil revelar que o Grêmio contratou um espião, com drones e câmeras escondidas, para captar imagens de treinos fechados dos adversários desde o início do ano, Renato Gaúcho se pronunciou nesta terça-feira. O treinador do Grêmio admitiu que o clube paga tal espião e não vê problema na prática.

- Com essa palhaçada eu nem iria perder meu tempo. Mas vamos lá... Na semana passada, vi uma notícia de que a Austrália, com drone, filmou Honduras. Em 2015, com um drone, Palmeiras ou São Paulo analisaram adversário. Queria falar para quem acha que entende de futebol que, antes de eu começar a jogar, já tinham pessoas que espionavam adversário. Todo clube brasileiro tem um espião, Seleção Brasileira tem espião. Mundo todo tem. Não sei se usaram drone, mas ele é pago para trazer informações para o Grêmio. É engraçado uma tempestade dessa na véspera de um jogo tão importante de Libertadores. Até parece que o drone foi inventado ontem à noite. Não há coisas mais interessantes para falar de uma decisão? Drone é usado no mundo todo - afirmou o treinador, em entrevista coletiva, em Porto Alegre.

- Algumas pessoas de vocês estão acabando com o futebol. Falem de Grêmio, Lanús... Parece que é a primeira notícia no mundo de drone. Como se ganha uma guerra? Usando suas formas, com drone, avião, cavalo, bicicleta. O mundo é dos espertos. Esse papo para mim é insignificante. Escolham 30 ou 40 treinadores no Brasil e perguntem como se descobrem jogadas. Mas parece que é só Grêmio. Isso é normal. Como se ganha guerra? Buscando informações do inimigo, no futebol é igual. Algumas pessoas acham que estão dando notícias que o mundo não sabe. Não somos burros aqui. Somos espertos. No mundo todo sempre tem X9. O bom cabrito não berra, eu falo isso para o grupo. Vamos para a próxima pergunta. É uma palhaçada. É isso que tenho para falar de tal de drone - completou Renato Gaúcho.

A ESPN Brasil mostrou que um espião, contratado pelo Grêmio, foi aliado da comissão técnica do clube no Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores. Ele foi flagrado pela emissora na última sexta, ao redor do CT do Lanús, tentando usar um drone para filmar o treino fechado do clube argentino, adversário do Tricolor na final da Libertadores.

O Grêmio recebe o Lanús nesta quarta, às 21h45, em Porto Alegre, pelo jogo de ida da final da competição, que será decidida na quarta-feira da outra semana, na Argentina.