Topo

Jacaré provoca Bisping: 'Gosta de revanche, por que não o Belfort?'

20/07/2016 10h27

Ex-campeão do Strikeforce, Ronaldo Jacaré venceu seis das sete lutas que fez no peso-médio do UFC, mas parece não ter sido o suficiente para conquistar o direito de disputar o cinturão contra o atual campeão Michael Bisping, que deve fazer a sua primeira defesa contra o veterano Dan Henderson, que venceu apenas três de suas últimas nove lutas,.

Em entrevista exclusiva ao LANCE!, o brasileiro se mostrou decepcionado ao perceber que o mérito não basta para se chegar onde quer dentro da organização americana e questionou a atitude de Bisping, ao pedir o 13º do ranking em sua primeira defesa de cinturão.

- Acho que foi ele mesmo que pediu o Dan Henderson. Se ele gosta tanto de revanche, por que não escolheu o Belfort, que nocauteou ele há bem menos tempo? Foi na pré-história que ele foi nocauteado pelo Dan Henderson, isso é passado, eles querem desenterrar isso por que? Não faz sentido, o Bisping evoluiu bastante, chegou ao topo com méritos, é o campeão e o que ele quer fazer com um atleta lá de baixo do ranking? Isso é uma luta fajuta, fantasiosa. Se essa burrada acontecer, que eles lutem, mas vai ser uma disputa de cinturão falsa - disparou Jacaré.

Vitor Belfort nocauteou Michael Bisping em 2013, mas o inglês preferiu optar por uma revanche contra Dan Henderson, que lhe aplicou um nocaute em 2009, quando o americano ainda vivia uma boa fase dentro da organização. No entanto, é claro que Jacaré usou o nome do 'Fenômeno' apenas para questionar a decisão do inglês, já que o capixaba vem de um nocaute devastador justamente sobre o carioca e, pela lógica, deveria ser o primeiro da fila nessa disputa.

Apesar de Michael Bisping ter confirmado que a luta contra Hendo deve mesmo acontecer, Ronaldo ainda tem esperanças de ser o primeiro desafiante, já que o duelo ainda não foi oficializado, mas descarta fazer qualquer outra luta que não seja por uma disputa de título. Em tom irônico, o lutador passou a se questionar o que ele ainda precisa fazer para herdar a sonhada disputa de cinturão em uma organização que não preza pela meritocracia.

- Você tem que ser bonito igual ao Dan Henderson para lutar pelo cinturão e ele é mais do que eu (risos). Pelos critérios que vem sendo adotados, acho que vou mudar minha estratégia: vou começar a entregar algumas lutas, talvez levar uma porrada na boca para ficar banguela, sem os dentes da frente, igual a ele... Daí eles talvez me deem uma luta pelo cinturão - ironizou.

Confira abaixo o bate-papo completo com o número 3 do ranking dos médios e entenda a sua indignação:

?

Deve mesmo acontecer a luta entre Bisping e Dan Henderson. Você considera pegar um combate que não seja pelo cinturão?

Com certeza não. Não faz sentido algum o Bisping pegar uma luta com um cara que é o 13º do ranking e que tem seis derrotas em nove lutas. Ele tinha as seguintes opções lógicas para escolher: Eu, o Rockhold ou o Chris Weidman. Mas posso te garantir que a luta entre Bisping e Dan Henderson foi acordada de boca, os lutadores ainda não assinaram, eu tenho essa informação. Enquanto eles não assinarem, eu sou o próximo, esse é o pedido dos fãs. Sou fã número 1 do Dan Henderson, mas ele não merece essa disputa.

Você sabe se te ofereceram para o Bisping e ele recusou?

??Eu não sei. A única coisa que eu sei é que ele está correndo, mas acho que foi ele mesmo que pediu o Dan Henderson. Se ele gosta tanto de revanche, por que não escolheu o Belfort, que o nocauteou há bem menos tempo? Foi na pré-história que ele foi nocauteado pelo Dan Henderson, isso é passado, eles querem desenterrar isso por que? Não faz sentido, o Bisping evoluiu bastante, chegou ao topo com méritos, é o campeão e o que ele quer fazer com um atleta lá de baixo do ranking? Isso é uma luta fajuta, fantasiosa. Depois da luta com o Rockhold, ele falou que eu merecia e que era um adversário de alta qualidade, que adoraria dividir o octógono comigo. Droga nenhuma, quando ele viu que a porrada ia comer, arregou e agora está correndo.

Você se deixaria de prontidão para entrar como substituto em caso de lesão?

Nem penso nisso, porque não acredito que essa luta entre Hendo e Bisping vá sair do papel, não sei nem por que eu estou falando sobre isso... Não desejo que ninguém se machuque nunca, mas se essa burrada acontecer, que eles lutem, mas vai ser uma disputa de cinturão falsa. Não é para ganhar dinheiro que eles estão querendo o Dan Henderson, porque essa luta não é a que os fãs querem ver, o povo não está gostando, porque é algo que não faz sentido. Ainda não entendi o apelo.

Como você acha que essas decisões sem sentido podem refletir na imagem do UFC?

Tenho conversado com vários atletas e essa situação está pegando mal, porque a gente luta contra lesão, contra juízes que as vezes nos roubam, nós damos o máximo para chegar ao topo e, quando a gente chega lá, vê que não é o suficiente para disputar um título. Só o mérito não basta no UFC.

O que você acha que faltou para lhe confirmarem logo como próximo desafiante?

Você tem que ser bonito igual ao Dan Henderson para lutar pelo cinturão e ele é mais do que eu (risos). Não sei te dizer isso, mas pelos critérios que vem sendo adotados, acho que vou mudar minha estratégia: vou começar a entregar algumas lutas, talvez levar uma porrada na boca para ficar banguela, sem os dentes da frente... Daí eles talvez me deem uma luta pelo cinturão.

O próprio Chris Weidman chegou a dizer que o sistema do UFC para escolher os desafiantes é uma piada. Você concorda?

É só você comparar essa situação com as Olimpíadas. Se você não se credenciar, não adianta, você não vem, não importa o que você fez no passado, se ganhou tudo, se já foi o cara... Você tem que se credenciar. É o caso do Cesar Cielo, eu queria tanto que ele estivesse nessas Olimpíadas... Mas ele não se credenciou, então não pode. O Dan Henderson não está credenciado, então essa luta não faz sentido algum, é um absurdo.