Topo

Comitê Paralímpico Brasileiro convoca delegação recorde para a Rio-2016

19/07/2016 12h44

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) anunciou nesta terça-feira, no Centro de Treinamento da modalidade em São Paulo (SP) os nomes dos atletas que irão defender o Brasil na Paralimpíada do Rio de Janeiro, que terá início no dia 7 de setembro. O número de competidores, inclusive, atingiu uma marca recorde.

Ao todo, 278 atletas representam o Brasil nos Jogos, superando a marca anterior dos Jogos de Pequim (CHN), em 2008, quando 188 competidores participaram do evento.

A equipe brasileira busca outra marca expressiva no Rio: ficar entre os cinco melhores do mundo. O objetivo foi estabelecido após a sétima posição em Londres, em 2012, quando os brasileiros alcançaram 21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze, sendo 43 no total.

Pela primeira vez na história, o Brasil terá representantes em todas as 22 modalidades que compõem o programa dos Jogos Paralímpicos, com 181 homens e 97 mulheres.

O evento, conduzido pelo presidente do CPB, Andrew Parsons, foi repleto de momentos de emoção, principalmente quando representantes das modalidades eram convidados ao palco para receberem suas credenciais paralímpicas.

- Materializar a delegação dos Jogos Paralímpicos é um momento muito importante para o Comitê. Será a maior e melhor delegação paralímpica brasileira de todos os tempos. Estamos muito orgulhosos, pois também será a primera vez que estaremos em 100% das modalidades que compõem o programa paralímpico - disse Parsons.

O estado com o maior número de representantes é São Paulo, com 75 atletas na Paralimpíada, seguido pelo Rio de Janeiro, com 33, e pelo Paraná, que enviará 20 representantes. Todas as regiões estarão representadas: Sudeste (128), Norte (17), Nordeste (53), Centro-Oeste (39) e Sul (41).

*Mais informações em instantes