Topo

VÔLEI DE PRAIA: Fortaleza sedia etapa com campeões mundiais, pan-americanos e times da casa

25/04/2016 19h33

Quase dez anos depois de receber uma etapa internacional, Fortaleza um dos maiores celeiros de craques do vôlei de praia brasileiro volta ao calendário da Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O Open de Fortaleza, quarto evento realizado no Brasil em 2016, começa nesta terça-feira e vai até domingo. A arena está montada na Praia do Futuro, altura do número 3000 da Avenida Clóvis Arrais Maia, com entrada franca.

Além dos times que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos (Ágatha/Bárbara Seixas e Pedro Solberg/Evandro), várias estrelas do vôlei de praia mundial estarão em Fortaleza. Casos do norte-americano Gibb, campeão do Circuito Mundial 2012, e seu parceiro Patterson, dos campeões Pan-Americanos Virgen e Ontiveros, do México, e do medalhista olímpico e campeão mundial, Márcio Araújo, natural de Fortaleza e que aos 42 anos realiza sua temporada de despedida, jogando bela última vez em casa.

- É muito importante jogar em casa, podendo representar o Brasil e o Ceará. Estou bastante feliz. Fiz um ciclo vitorioso, trouxe inúmeros títulos para o Brasil e isso me credencia como uma pessoa bem-sucedida na carreira esportiva. Fico feliz com o reconhecimento. Espero poder fazer um bom campeonato de despedida. Terminamos a temporada brasileira entre os quatro primeiros, ainda estou em alto nível, não tive nenhuma lesão nem nada que me impedisse de jogar qualquer competição - disse Márcio, que analisou a vantagem por ter disputado a etapa do Circuito Brasileiro no mesmo local.

- O fato de termos jogado aqui alguns dias antes do início do Fortaleza Open, quando disputamos o evento do circuito brasileiro, nos ajuda bastante por nos deixar mais acostumados com os fatores externos. Vento e o posicionamento das quadras são questões que influenciam a nossa forma de jogar. Estamos com a vantagem de conhecer melhor o terreno embora, nenhum jogo seja fácil - completou.

A última etapa realizada na capital cearense ocorreu em 2007, com títulos para Ricardo/Emanuel e para as norte-americanas Kerri Walsh e May-Treanor (veja a lista com todos os campeões abaixo). Fortaleza é a segunda cidade que mais recebeu etapas internacionais, atrás apenas do Rio de Janeiro (11 contra 27).

Duplas Brasileiras

O Brasil será representado por dezesseis equipes, oito em cada naipe, no Open de Fortaleza. Todos os times partem da fase de grupos (main draw). O sorteio que define o grupo de cada representante brasileiro será realizado na noite de terça-feira (26.04) para os homens, e na noite de quarta-feira para as mulheres.

No masculino, as equipes, por ordem de pontuação no ranking de entradas da Federação Internacional de Voleibol são: Pedro Solberg/Evandro, Álvaro Filho/Vitor Felipe, Ricardo/Allison Francioni, Guto/Saymon, André Stein/Oscar, Luciano/Márcio Araújo, Jô/George e Thiago/Harley.

Já no naipe feminino, as equipes brasileiras serão Ágatha/Bárbara Seixas, Juliana/Taiana , Lili/Rebecca, Duda/Elize Maia, Carolina Horta/Ana Patrícia, Rachel/Ângela, Val/Josi e Andressa/Tainá.

A parada na capital cearense encerra uma série de eventos do Circuito Mundial realizados no Brasil. Maceió, em fevereiro, e Vitória, em março, sediaram etapas Open. O Rio de Janeiro, sede dos Jogos Olímpicos, recebeu um Grand Slam também em março. O torneio em Fortaleza também será da categoria Open, que vale menos pontos que um Grand Slam.

Os campeões da etapa de Fortaleza recebem 500 pontos no ranking geral e uma premiação de 11 mil dólares. Ao todo, são 150 mil dólares em premiação nos dois naipes. Após a parada na capital cearense o Circuito Mundial segue para a Europa, onde será realizado o Open de Sochi, na Rússia, de 3 a 8 de maio. Outros oito eventos ocorrem até a disputa dos Jogos Olímpicos.

CAMPEÕES DE ETAPAS INTERNACIONAIS EM FORTALEZA:

Masculino

1994 - Fraco/Roberto Lopes

1995 - Fraco/Roberto Lopes

1996 - Mike Dodd/Mike Whitmarsh (EUA)

1997 - Zé Marco/Emanuel

2002 - Márcio Araújo/Benjamin

2007 - Ricardo/Emanuel

Feminino

2000 - Misty May-Treanor/Holly McPeak (EUA)

2001 - Adriana Behar/Shelda

2004 - Misty May-Treanor/Kerri Walsh Jennings (EUA)

2007 - Misty May-Treanor/Kerri Walsh Jennings (EUA)