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Barcelona prolonga parceria com Unicef e aumenta valor da doação

Logo da Unicef está estampado na parte de trás do uniforme catalão - Reuters / Toby Melville
Logo da Unicef está estampado na parte de trás do uniforme catalão Imagem: Reuters / Toby Melville

25/02/2016 15h03

Primeira marca na história a ser estampada na camisa do Barcelona, a Unicef prolongou o seu acordo com os catalães nesta quinta-feira. O "patrocínio", no entanto, é o contrário do normal. Quem recebe dinheiro é o Fundo das Nações Unidas para a Infância. O compromisso começou em 2006, e com a renovação firmada no Camp Nou já vai até 2020.

Com o novo acordo entre Barcelona e Unicef, o clube catalão aumentou o valor que vai pagar. Até o último contrato, a equipe pagava 1,5 milhão de euros (R$ 6,5 milhões) por ano, e agora esse valor sobe para 2 milhões de euros (R$ 8,7 milhões).

Inicialmente, a Unicef ficava no lugar do patrocínio principal, logo abaixo do escudo. Mas em 2011, o Barcelona firmou acordo com a Qatar Foundation, e o órgão acabou indo para a parte traseira do uniforme. O contrato com a empresa qatari vai até o meio desse ano e ainda não foi renovado.

- É um ato transcendental para o Barça. Queremos seguir com o apoio a Unicef e a família do Barça considera que este acordo, assinado há muitos anos, como um dos grandes acordo da história do Barça. É um título para as crianças. O Barça tentar chegar ao mundo todo e isso é um feito que celebra agora 10 anos - disse Josep Maria Bartomeu, presidente do Barça, que foi complementado por Jordi Cardoner, vice-presidente responsável pela Fundação:

- É um dia importante para o nosso clube porque celebramos 10 anos da aliança com a Unicef, 10 anos de sensibilidades sociais. Agradecemos à Unicef por nos acompanhar nesse caminho que está no nosso slogan "Mais que um Clube".

A Unicef trabalha com crianças de todo o mundo. De 2006 a 2010, o órgão, em parceria com o Barça, trabalhou para ajudar crianças de Suazilândia, Malaui e Angola na luta contra a Aids. De 2011 para cá, o trabalho tem sido feito em África do Sul, Gana, Brasil e China, e tem como base utilizar o esporte como ferramenta educativa.

- Estou encantado e feliz porque estou no Camp Nou, que vi tantas e tantas vezes na televisão. Todos conhecemos o êxito do clube em campo. Não apenas ganha, mas a forma com que ganha é importante. Não importa tanto quem marca, mas sim como se joga. Assim é como as Nações Unidas devem jogar, com todos participando. O Barça é uma inspiração para nós na forma de fazer as coisas - disse Anthony Lake, diretor-executivo da Unicef.