Topo

Técnico do Barça desconversa sobre Neymar na Olimpíada: 'Vamos vendo'

19/02/2016 16h53

Depois das notícias de que o Barcelona vai fazer jogo duro para liberar Neymar para a Olimpíada deste ano, no Rio de Janeiro, o técnico Luis Enrique foi questionado sobre o assunto. O treinador reconheceu a importância para o craque de estar nos Jogos, mas lembrou que não deseja ver um dos seus principais jogadores sobrecarregados.

- Disputar os Jogos Olímpicos em seu país é uma situação atrativa para qualquer atleta, independente do esporte que pratique. Mas Ney tem uma competição antes e todos temos que buscar o seu bem estar - disse Luis Enrique durante entrevista coletiva nesta sexta-feira, referindo-se à Copa América, que será disputada nos Estados Unidos:

- Vamos vendo, mas temos que buscar o benefício do jogador e que essa carga não seja excessiva para ele.

Luis Enrique já viveu essa situação e sabe bem a importância para um atleta de estar nos Jogos. Ele fazia parte da seleção espanhola que ganhou a medalha de ouro em 1992 em Barcelona. Além de Neymar, ele acabaria perdendo também Rafinha, constantemente convocado para a categoria.

Além dos dois brasileiros, outros seis jogadores são de equipes classificadas para os Jogos. Sendo mais três brazucas, mas Douglas, Adriano e Daniel Alves não estão entre os cotados como possíveis jogadores acima dos 23 anos.

No caso dos argentinos Messi e Mascherano, também é improvável que sejam convocados. Gerardo Martino, técnico da seleção, falou sobre o seu camisa 10 e capitão, e disse que não deve levar o craque, medalha de ouro em 2008 em Pequim, para utilizá-lo na Copa América. Não falou nada sobre o Jefecito, mas a tendência é a mesma. Vale lembrar que o zagueiro/volante tem duas conquistas, já que esteve na China e em Atenas.

O outro é Ter Stegen, e há a possibilidade de ser utilizado. Ele já vai ter 24 anos quando começarem os Jogos, mas ele estava na Eurocopa da categoria que classificava para a Olimpíada, e pode ser mantido no time como um dos que estão acima da idade.