Brasileiro Fábio Jesus Correia vence 24ª Volta Internacional da Pampulha

Neste domingo, o baiano Fabio Jesus Correia venceu e voltou a colocar o Brasil no topo do pódio da Volta Internacional da Pampulha, em sua 24ª edição, o que não acontecia desde 2019. O atleta completou os 18 km em torno da lagoa da Pampulha em 56min03s. No feminino, a queniana Viola Kosgei liderou e garantiu o lugar mais alto do pódio, após completar a prova em 1h05min30s.

O pódio entre os homens foi totalmente brasileiro. Com Ederson Villela Pereira em segundo e Sávio de Paula da Silva em terceiro. No feminino, Kleidiane Barbosa Jardim (em 2º) e Amanda Aparecida de Oliveira (em 3º) foram as melhores representantes do Brasil.

Milhares de atletas largaram para a tradicional disputa mineira. A prova também serve de preparação para a Corrida Internacional de São Silvestre, no dia 31 de dezembro.

Desde os quilômetros iniciais, Fabio de Jesus Correia mostrou a que veio, com muita determinação e bom preparo físico. O atleta, melhor colocado na São Silvestre do ano passado, com o quarto lugar, e que também foi vice-campeão da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro deste ano, sobrou pelas ruas de um dos cartões-postais de Belo Horizonte neste domingo.

Fabio abriu vantagem ainda no primeiro quilômetro da prova. Manteve um ritmo intenso e forte, do começo ao fim, e não foi ameaçado em nenhum momento da disputa. Depois de 56min03s o baiano foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, e contou que veio de uma preparação intensa para chegar a este importante resultado.

"Estou feliz em estar aqui mais uma vez, ainda mais sendo campeão. A prova exigiu um ritmo muito forte. Não tem sido fácil, pois estou fazendo uma sequência de provas para chegar bem e com velocidade. Agora é continuar a preparação até a São Silvestre, para fechar o ano da melhor maneira possível", comemorou o atleta.

Continua após a publicidade

Já entre as mulheres, o Quênia ampliou domínio que vem acontecendo desde 2017. Desta vez, a vitória veio após o bom desempenho de Viola Kosgei, de 24 anos. A atleta, que em 2023 venceu a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro e a Maratona de Curitiba, sagrou-se vitoriosa também em Belo Horizonte.

"Foi uma corrida muito boa. Precisei colocar um ritmo forte, e achei o percurso bem difícil, especialmente ali nos quatro quilômetros finais. Mas o resultado final foi muito bom. Estou contente", contou a queniana, que também estará na São Silvestre.

A mineira Kleidiane Barbosa Jardim foi a melhor brasileira, na segunda colocação, com 1h06min39s, e chegou a liderar a disputa em alguns momentos no início do percurso. "A prova de hoje foi num ritmo bem forte, o clima estava bom, porque não estava tão quente, mas umidade estava um pouco alta, e isso dificultou bastante durante o percurso. Mas no geral, gostei bastante da disputa. Temos dias não tão bons, e outros melhores, e tem hora que tudo funciona bem. E hoje foi um desses dias, estou feliz com 2º lugar. Agora o foco é a São Silvestre", disse a atleta, que no mês passado conquistou a segunda colocação na Meia Maratona de Curitiba.

Resultados da 24ª Volta Internacional da Pampulha

Masculino

1. Fabio Jesus Correia (Brasil), 56min03s

Continua após a publicidade

2. Ederson Villela Pereira (Brasil), 57min18s

3. Savio de Paula da Silva (Brasil), 57min22s

5. Giovani dos Santos (Brasil), 57min40s

Feminino

1. Viola Jelagat Kosgei (Quênia), 1h05min30s

2. Kleidiane Barbosa Jardim (Brasil), 1h06min39s

Continua após a publicidade

3. Amanda Aparecida de Oliveira (Brasil), 1h07min13s

4. Jéssica Ladeira Soares (Brasil), 1h07min25s

5. Scholastica Jepkemboi (Quênial), 1h08min23s

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes

As mais lidas agora