Topo

Jaqueline Mourão e Nicole Silveira projetam Jogos de Inverno: "Fazer história"

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

24/01/2022 21h54

Os Jogos Olímpicos de Inverno Pequim 2022, que terão a Cerimônia de Abertura no dia 04 de fevereiro e contarão com 11 atletas do Brasil, serão recheados de estreias para o país. Jaqueline Mourão e Nicole Silveira serão responsáveis por alguns fatos inéditos.

Jaqueline, do esqui cross country, se tornará a recordista de participações em Jogos Olímpicos pelo Brasil. Ela chegará à 8ª edição de Jogos Olímpicos em Pequim 2022. Além disso, Mourão vai disputar o Sprint por equipes, ao lado de Bruna Moura, prova que terá a primeira participação verde-amarela.

Já Nicole Silveira vai ser a responsável por promover o debut do Brasil na modalidade de skeleton em Jogos de Inverno. A atleta é campeã da Copa América 2022 e Top 10 na etapa de Altenberg da Copa do Mundo da modalidade.

Nesta segunda-feira, ambas participaram de uma coletiva de imprensa promovida pelo Comitê Olímpico do Brasil.

"Eu já tinha essa balança entre os dois Jogos, sempre a cada dois anos, mas dessa vez a transição foi muito desafiadora. Foram apenas sete meses entre Tóquio 2020 e Pequim 2022. Antes de Tóquio, eu tive que classificar para o Mundial de cross country e depois seguir para os Jogos de Verão. Infelizmente, fui machucada para o Japão. Cuidei do ombro e me recuperei. E estou muito feliz, pois acabei de conquistar meu melhor resultado no estilo clássico (duas pratas na Copa dos Balcãs). Espero andar ainda melhor na prova dos 10km do estilo clássico. E vou fazer história novamente. É a primeira vez que o Brasil consegue classificar para a prova de sprint por equipe. Vai ser muito emocionante", contou a atleta que foi a quatro Jogos de Inverno (Turim 2006, Vancouver 2010, Sochi 2014 e Pyeongchang 2018) e três de Verão (Atenas 2004, Pequim 2008 e Tóquio 2020).

"Esse é meu quarto ano no skeleton. Desde o início meu objetivo eram os Jogos Olímpicos, mas nunca imaginei chegar tão rápido à qualificação. Ter praticado outros esportes antes do skeleton me preparou para esse momento. Eu quero ter o meu melhor desempenho possível em Pequim 2022, estou muito feliz e quero que chegue logo. Mas eu não quero criar muita expectativa de resultado. Eu aprendi que isso acaba me atrapalhando. Então, meu objetivo é ter o melhor desempenho possível e me divertir", disse sorrindo Nicole, que na última temporada alcançou a nona colocação na quinta etapa da Copa do Mundo em Altenberg (Alemanha), sendo a melhor atleta não europeia nesta etapa. Foi a melhor posição de um brasileiro na história das Copas do Mundo.