Topo

Rueda revela proposta "irrecusável" por Kaio Jorge e valoriza acordo com a Juventus: "Nenhum clube pode vir no Santos e fazer o que bem entender"

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

02/08/2021 21h12

Andres Rueda explicou com mais detalhes o acordo do Santos com a Juventus (ITA) por Kaio Jorge. O presidente optou por uma declaração simples ao site oficial para falar mais em reunião virtual do Conselho Deliberativo na noite desta segunda-feira.

Rueda revelou uma proposta "irrecusável" pela renovação do atacante e contou bastidores da negociação com a Juve.

"Fiz uma proposta que entendi como irrecusável em janeiro. Propus 20% do passe para ele. Santos tinha 100%. Propus 20% ao jogador, 20% para o empresário e o Santos ficaria com 60%, além de um bom aumento e cláusula para o Santos vender com proposta mínima de 15 milhões de euros. Era o recado: 'Vamos renovar e fica bom para todo mundo". Jogador não aceitou, então obviamente o caminho estava desenhado. Não tínhamos o que fazer a não ser buscar propostas. Conseguimos proposta de um clube europeu interessante para o Santos (Benfica) dentro da nossa realidade de sair de graça em seis meses. Essa proposta foi segurada até o último instante e, quando fomos informados das duas propostas... Uma de nada e outra de 1 milhão de euros, mostramos a nossa proposta e que o jogador ajudasse como falou", disse o presidente.

"Tivemos desencontros, precisamos agir firme e até utilizar a renovação automática bilateral assinada anteriormente. A razão do Santos era duvidosa na Fifa, advogados disseram que a chance era zero, outros diziam que era 60 a 40% a chance. Conseguimos as condições depois de árduas negociações, praticamente semelhantes a essa proposta (do Benfica). Valor X de euros, bônus factíveis. O primeiro bônus é a Juventus ir para a Champions League. Ficamos com 5% de mais valia e a prioridade no retorno ao Brasil pela compra ou empréstimo. Podem pensar que não adianta pois pedirá 1 milhão, mas essa prioridade vale. Espero que estejamos em melhor situação e, se não tivermos, isso tem valor caso ele queira ir para outro time. Esse time teria que pagar algo para a gente. Nenhum clube pode vir no Santos e fazer o que bem entender. No fim alcançamos o melhor para todos. Juventus fez excelente aquisição pagando menos e o Santos, dentro de não receber nada, vai ganhar alguma coisa", completou.

Kaio Jorge viaja na próxima quarta-feira à Itália para assinar com a Juventus até 2026. Depois do pré-contrato, os italianos toparam pagar 3 milhões de euros (R$ 18,5 mi), com metade em agosto e a outra metade em 2022, além de 1 milhão de euros (R$ 6,1 mi) quando o centroavante atingir um determinado número de jogos e pela classificação para a Champions League.

O Peixe ainda terá 5% do que exceder de uma possível venda de mais de 3 milhões de euros no futuro e a prioridade no empréstimo ou venda para o Brasil.