Topo

Museu do Futebol organiza programação de março; confira

redacao@gazetaesportiva.com (Redação)

08/03/2021 11h57

Seguindo as orientações do Governo do Estado de São Paulo para conter o avanço da pandemia, o Museu do Futebol fechou por duas semanas a partir deste último sábado. No entanto, no final do mês foram preparados eventos especiais dentro da programação do museu.

Seminário Proibidas E Insurgentes

Em abril, o Museu do Futebol organiza um seminário sobre os 80 anos da proibição das mulheres no esporte, relembrando o decreto-lei criado no dia 14 de abril de 1941.

O programa se inicia na última semana de março, com temas distintos e a participação de variadas personalidades femininas do mundo do esporte, da mídia e da academia. "Memória da Mulher no Esporte" é o tema da mesa inaugural, feito em parceria do Museu do Futebol com o Brazil Chevening Sport Business Alumni, grupo de ex-alunos que cursaram mestrados na área esportiva em universidades do Reino Unido com uma Bolsa Chevening, oferecida pelo governo britânico para desenvolver líderes globais.

A mesa será composta por Ludmila Mourão (mediação); Silvana Goellner (resgate da memória de atletas inviabilizadas) Mariane Pisani (apagamento: histórias da periferia/várzea); Enny Moraes (registros pós-proibição, resgate do futebol de mulheres a partir da convivência com atletas e história oral); Kátia Rúbio (outros esportes).

Por trás das lentes | Fotografia esportiva

A fotografia esportiva é dotada não apenas de técnica, melhor ângulo e posicionamento do fotógrafo. Ela traz o expectador de esportes para dentro do campo, quadra, piscina e outros lugares que o expectador comum não seria possível acessar. O designer e fotógrafo Buda Mendes, da Getty Images é o convidado do Museu do Futebol para um bate papo sobre sua carreira, bastidores e curiosidades da fotografia esportiva.

Como convidado, a live terá o jornalista e escritor Celso de Campos Jr autor dos livros 100 Senna, Adoniran - uma biografia, 1942 - O Palestra e As

joias do Rei Pelé.

Revivendo Memórias #EmCasa

Em parceria com o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento Hospital das Clínicas de São Paulo, o Museu do Futebol mantém desde 2019 o projeto Revivendo Memórias, que já ajudou mais de 100 pessoas e proporciona o atendimento diferenciado a pessoas com a Doença de Alzheimer e seus familiares. Por meio de visitas mediadas e atividades em grupo realizadas pelo Núcleo Educativo, os pacientes são estimulados a ativar memórias afetivas relacionadas ao universo do futebol, e a socializar no espaço do museu.

Exposições Virtuais

Em tempos de quarentena, o Museu do Futebol exibe exposições virtuais. O espaço na plataforma Google Arts&Culture tem mostras sobre a história da construção do Pacaembu, a primeira árbitra brasileira, a camisa canarinho, entre muitas outras.