São Paulo x Palmeiras e Flamengo x Bota têm 'tropa de elite' dos árbitros

Os clássicos de Rio e São Paulo na próxima rodada do Brasileirão terão a "tropa de elite" da arbitragem. Nos jogos São Paulo x Palmeiras e Flamengo x Botafogo, a comissão de arbitragem da CBF escalou nomes relevantes até mesmo para funções pouco convencionais para eles.

O que aconteceu

O clássico carioca, domingo, às 11h, será apitado por Raphael Claus (Fifa-SP). Mas chama a atenção que Anderson Daronco (RS) será o quarto árbitro. E na cabine do VAR, tem Bruno Arleu (RJ) como assistente 2 do árbitro de vídeo.

Todos eles são do quadro da Fifa e sempre são usados em jogos importantes como árbitros centrais. E não nas missões adjacentes.

O clássico paulista, segunda, às 20h, terá cenário parecido e será apitado por Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO). O quarto árbitro será Paulo Cesar Zanovelli, que virou Fifa neste ano. Na cabine do VAR e também como assistente, outro do quadro internacional: o gaúcho Rafael Rodrigo Klein.

Sobre o VAR, em si, a escala feita pela comissão de arbitragem usa os árbitros que são exclusivamente de vídeo e fazem parte do quadro da Fifa para isso. No jogo do Rio, Rodolpho Toski Marques. No de São Paulo, Wagner Reway.

Curso da Fifa

No último fim de semana, Raphael Claus e Wilton Pereira Sampaio apitaram seus primeiros jogos no Brasileirão 2024.

Eles ficaram fora das duas primeiras rodadas porque estavam em um curso da Fifa nos Estados Unidos, visando à Copa do Mundo de 2026.

Além dos dois, participaram Edina Alves Batista e Ramon Abatti Abel.

Deixe seu comentário

Só para assinantes