Fluminense x City: por que final do Mundial de Clubes será na sexta-feira?

Fluminense e Manchester City se enfrentam na final do Mundial de Clubes na tarde desta sexta-feira (22), dia da semana em que o brasileiro não está tão acostumado a ver futebol.

Por que a final é na sexta?

A Arábia Saudita, sede do evento, considera sextas e sábados como dias de um final de semana, diferente do que acontece majoritariamente nos países do Ocidente. Domingo, portanto, é o primeiro dia útil para os sauditas.

O calendário é organizado desta maneira desde junho de 2013. Antes disto, quintas e sextas eram os dias considerados não úteis no país.

A sexta-feira é considerada como parte do fim de semana por ser o dia mais sagrado para os muçulmanos. A religião islâmica é, disparadamente, a mais propagada pela população de quase 36 milhões de pessoas na Arábia Saudita.

O calendário é o mesmo em outros países da região, como o Qatar — na última Copa do Mundo, no entanto, a decisão ficou para o "tradicional" domingo.

A final entre Fluminense e Manchester City começa às 15h (de Brasília) no King Abdullah. Antes disto, às 11h30, Al Ahly e Urawa Reds brigam pelo 3° lugar.

Deixe seu comentário

Só para assinantes