Corinthians garante vaga na Copa do Brasil com 'ajuda' do Palmeiras

Com uma "mãozinha" do Palmeiras, o Corinthians assegurou sua participação na Copa do Brasil de 2024 depois dos resultados deste final de semana no Campeonato Brasileiro.

O que aconteceu

O Corinthians estará na Copa do Brasil de 2024 depois de ocupar uma vaga aberta pelo Palmeiras, que se classificou para a Libertadores do próximo ano após o empate entre Athletico-PR e Vasco. Os times da Libertadores se classificam para a Copa do Brasil, direto para a terceira fase.

A condição para o Corinthians se classificar era a ida de Palmeiras ou Bragantino para a Libertadores, o que faz os dois abrirem mão da vaga na Copa do Brasil conquistada via Paulistão. O clube do Parque São Jorge era o próximo time na fila do ranking do Campeonato Paulista.

Com o título da Copa do Brasil e a vaga na Libertadores, o São Paulo também abriu espaço para o Corinthians obter a vaga no torneio nacional.

O Timão não entrará diretamente na terceira fase da Copa do Brasil, ao contrário dos rivais. A equipe de Mano Menezes terá de disputar o torneio desde o início.

Entenda melhor o caso

A CBF alterou os critérios de classificação para a Copa do Brasil e priorizou mais os Estaduais. Antes, as vagas eram definidas por meio de um ranking nacional.

O Paulistão reservou cinco vagas para o torneio, por meio da classificação geral na edição deste ano.

Continua após a publicidade

O Corinthians ficou com a sétima melhor campanha no estadual, então precisava que dois times melhor colocados que ele (neste caso, Palmeiras e São Paulo) abrissem mão das vagas na Copa do Brasil via Paulistão com suas respectivas classificações para a Libertadores.

E o clube até teve outras oportunidades de se classificar por conta própria, mas esbarrou nas eliminações precoces nos torneios de mata-mata e na campanha ruim no Brasileiro.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes