Brasil estreia hoje em 'novas' eliminatórias; veja mudanças para Copa-2026

A seleção brasileira, agora comandada por Fernando Diniz, dá o seu pontapé inicial rumo à Copa do Mundo de 2026 na noite de hoje, às 21h45 (de Brasília), quando encara a Bolívia, pela 1ª rodada das eliminatórias sul-americanas. O torneio, aliás, traz mudanças em relação às últimas edições.

Novo sistema

A partir desta edição, seis dos dez participantes garantem vaga direta no próximo Mundial — a 7ª colocada ainda vai para a repescagem mundial. Nas eliminatórias, as 10 seleções sul-americanas se enfrentam em duelos de ida e volta, em formato de pontos corridos.

Nos últimos anos, apenas quatro seleções do continente chegavam diretamente à Copa do Mundo, enquanto o 5° melhor colocado precisava passar por repescagem.

O aumento de duas vagas é consequência da mudança na própria Copa, que tem novo formato e expandiu o número de seleções participantes: de 32 para 48.

A América do Sul não foi a única beneficiada: todos os continentes contam com mais espaços disponíveis em suas eliminatórias.

O Brasil participou de todas as Copas do Mundo e, portanto, não deve ser diretamente afetado pelo aumento de vagas. A seleção disputa o top 6 com Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Venezuela e Bolívia.

Fernando Diniz será o técnico da seleção brasileira, pelo menos, até o ano que vem
Fernando Diniz será o técnico da seleção brasileira, pelo menos, até o ano que vem Imagem: MAURO PIMENTEL/AFP

E a repescagem?

A Fifa estabeleceu que seis seleções estarão na repescagem. Além de um representante sul-americano, a etapa reunirá países da Ásia (1), África (1), América Central/Norte (2) e Oceania (1) — sedes da próxima Copa, EUA, Canadá e México não entram nas contagens e já estão classificados.

Continua após a publicidade

A primeira fase da repescagem reúne as quatro equipes de pior ranking, que disputam a sobrevivência em jogos únicos.

Os dois vencedores passam de fase e encaram as duas seleções de melhor ranking em novos duelos eliminatórios. Os ganhadores se classificam para a Copa do Mundo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes