Copa 2023: Inglaterra bate a Austrália em jogo de golaços e está na final

A Inglaterra é a segunda finalista da Copa do Mundo feminina. Diante de uma Austrália empurrada por um lotado Accor Stadium, em Sydney (AUS), as britânicas fizeram 3 a 1 e encerraram o sonho das anfitriãs de brigar pelo título. Toone, Hemp e Russo marcaram para as campeãs da Euro. Sam Kerr descontou para as donas da casa.

Partida contou com pinturas de Toone e Sam Kerr. A inglesa mandou no ângulo para abrir o placar, enquanto a camisa 20 australiana encobriu a goleira Earps para balançar as redes pela primeira vez neste Mundial.

Kerr foi titular pela primeira vez, e teve chances de levar a disputa para a prorrogação. O principal nome das Matildas desperdiçou pelo menos duas oportunidades de fazer 2 a 2 e dar uma sobrevida para as anfitriãs.

A final entre Inglaterra e Espanha será no domingo (20), às 7h (de Brasília). A partida será no Accor Stadium, em Sydney (AUS).

Já a disputa pelo terceiro lugar, entre Austrália e Suécia, está marcada para o sábado (19), às 5h (de Brasília). O jogo será no Suncorp Stadium, em Brisbane (AUS).

Como foi o jogo

Partida começou disputada, com inglesas tendo a bola e australianas de olho no contra-ataque. A Inglaterra controlou a posse de bola no primeiro tempo, mas sofreu para sair da marcação australiana e levou pouco perigo à meta de Arnold. Já as donas da casa jogaram fechadas, buscando uma roubada de bola para partir em contra-ataque. A jogada apareceu, mas as Matildas pecaram na tomada de decisão.

Talento de Toone colocou a Inglaterra na frente. Paciente na busca por espaços diante de uma fechada Austrália, a seleção inglesa contou com o talento da camisa 10 para mandar no ângulo esquerdo de Arnold. Atrás, as australianas partiram para o ataque, mas foram para o intervalo com a desvantagem.

Austrália partiu para cima, e brilhou a estrela de Sam Kerr. Empurradas pela torcida, as Matildas tentaram ficar mais com a bola e construir jogadas para tentar empatar o marcador diante de uma Inglaterra sem pressa, mas foi no lançamento que a camisa 20 chamou a responsabilidade e deixou tudo igual para as donas da casa.

Continua após a publicidade

Sam Kerr perdeu chances, e a Inglaterra garantiu a classificação. Com a igualdade, as britânicas foram para cima e Hemp aproveitou a falha australiana para fazer 2 a 1. Foi a vez, então, das Matildas irem para cima, mas a camisa 20 pecou na pontaria em pelo menos duas oportunidades e viu Russo fazer o terceiro em contra-ataque e colocar as Leoas na decisão.

Caos e festa

Um show country no complexo do estádio fez o trânsito no entorno ficar caótico perto do horário da partida. A arena ao lado esperava cerca de 150 mil pessoas, enquanto o jogo comportou mais de 75 mil. Um motorista disse nunca ter visto o local deste jeito antes.

A torcida australiana, claro, andou pela cidade desde cedo vestindo as cores da seleção. No entorno do estádio, muita gente chegava para curtir o jogo ou apenas o clima. Diversos locais na cidade abriram para receber telões e torcedores.

A Austrália jogava mal e os torcedores tentavam apoiar, mas o clima de tensão aumentava no ar. O gol de Sam Kerr mudou completamente o ambiente. Depois da explosão na comemoração, os australianos ficaram mais empolgados do que nunca com um dos maiores momentos dessa equipe na Copa. Kerr foi ovacionada.

Continua após a publicidade

O segundo gol da Inglaterra fez o estádio voltar a se lamentar, mas as boas chances de Kerr ainda geravam comoção. Quando Russo marcou o terceiro, porém, boa parte começou a deixar a arena no caminho de volta para casa.

Gols

Que golaço! Aos 35 minutos do primeiro tempo, Daly cobrou lateral, Hemp tocou para o alto, Alessia Russo recebeu já dentro da área e tocou para trás. Toone soltou uma bomba de primeira e mandou no ângulo esquerdo.

Uma pintura de Sam Kerr. Aos 17 minutos do segundo tempo, Sam Kerr recebeu de Gorry ainda no meio-campo, partiu para cima de Bright, teve a opção de abrir na esquerda para Foord, mas preferiu finalizar de fora da área. A atacante encobriu Earps e mandou no canto direito alto para empatar o jogo.

Mais um para as inglesas! Aos 25 minutos do segundo tempo, Bright fez a ligação direta para o lado esquerdo da área, Carpenter cortou parcialmente, falhou e passou pela bola. Hemp aproveitou o vacilo, chutou cruzado e recolocou as Leoas em vantagem.

Para fazer festa! Aos 40 minutos do segundo tempo, Hemp puxou contra-ataque em velocidade pelo meio e deu um passe espetacular para Alessia Russo na grande área. A atacante finalizou cruzado e mandou na bochecha da rede para ampliar a vantagem inglesa.

Continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA

Austrália 1 x 3 Inglaterra

Competição: semifinal da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 16 de agosto de 2023, às 7h (de Brasília)
Local: Accor Stadium, em Sydney, na Austrália
Arbitragem: Tori Penso
Assistentes: Brooke Mayo e Mijensa Rensch
Cartões amarelos: Greenwood (Inglaterra); Kelly (Inglaterra)
Gols: Toone (Inglaterra), aos 35 minutos do primeiro tempo; Sam Kerr (Austrália), aos 17 minutos do segundo tempo; Hemp (Inglaterra), aos 25 minutos do segundo tempo; Russo (Inglaterra), aos 40 minutos do segundo tempo
Público: 75.784

AUSTRÁLIA: Arnold; Carpenter, Hunt, Polkinghorne (Van Egmond) e Catley; Gorry (Chidiac), Cooney-Croos, Raso (Vine) e Foord; Fowler e Sam Kerr. Técnico: Tony Gustavsson

INGLATERRA: Earps; Carter, Bright e Greenwood; Lucy Bronze, Walsh, Stanway, Toone (Charles) e Daly; Hemp e Alessia Russo (Kelly). Técnica: Sarina Wiegman

Deixe seu comentário

Só para assinantes