Copa 2023: Renard marca, Brasil perde para a França e embola grupo

A zagueira Renard não perdoou a falha na bola parada e decretou a vitória da França sobre a seleção brasileira, hoje (29), por 2 a 1, em um lotado Suncorp Stadium, em Brisbane (AUS). O resultado embolou o Grupo F da Copa do Mundo feminina.

As francesas fizeram um primeiro tempo impecável, e Le Sommer deixou o dela. Elas encurralaram a seleção brasileira e viram Lelê evitar um placar ainda maior.

O Brasil cresceu, Debinha empatou, mas Renard não perdoou na bola parada. Após falha em cobrança de escanteio, a zagueira — que era dúvida para o jogo de hoje — cabeceou certeiro para encaminhar a classificação francesa.

França assumiu a liderança do Grupo F, e o Brasil terminou fora da zona de classificação. A vitória da Jamaica contra o Panamá, hoje, por 1 a 0, derrubou a seleção brasileira para a terceira colocação.

Na sequência, o Brasil encara a Jamaica em jogo que define a vaga para as oitavas, e a França enfrenta o Panamá. Os jogos pela última rodada da fase de grupos serão na quarta-feira (2), às 7h (de Brasília).

Casa cheia

Brisbane ficou verde e amarela pra receber a seleção. Desde cedo o local viveu o clima da partida. A cidade possui muitas pessoas do Brasil, que aproveitaram para apoiar a equipe e lotar o estádio.

Como foi o jogo

Brasil sofreu com marcação alta e viu a França sair na frente. O início do jogo foi de muita dificuldade para a seleção brasileira. Sofrendo para ficar com a bola diante de uma marcação forte das francesas, o Brasil pecou em saídas de bola e viu as adversárias abrirem o placar aos 17 minutos.

Continua após a publicidade

Seleção brasileira seguiu incomodada, mas passou a pisar na área. Mesmo sofrendo na saída de bola e abusando nos erros de passe, o Brasil conseguir chegar à meta de Peyraud-Magnin. mas faltou calma e pontaria para buscar o empate.

Brasil mudou a postura, apertou a França e consagrou Debinha. A seleção brasileira voltou organizada, trocando passes e com uma defesa muito sólida. Chegando cada vez mais próximo da área, o Brasil deixou tudo igual após boa jogada pela esquerda.

Renard deu um banho de água fria na seleção brasileira. O Brasil conseguiu segurar a pressão francesa, mas falhou na cobrança de escanteio e a grandalhona Renard não perdoou.

Tensão

Os brasileiros começaram apoiando a seleção, mas o jogo complicado fez o clima ficar mais tenso na arquibancada. O gol da França deu mais confiança aos franceses espalhados pelo estádio e em menor número para cantar mais alto. Mesmo assim, a empolgação logo era inibida com cantos dos sul-americanos.

Pedidos por Marta

O Brasil ganhou até a torcida de australianos que estavam no estádio, que encorpavam o coro e também celebravam sempre que Marta aparecia no telão. Na reta final, do jogo, com toda dificuldade, a torcida começou a pedir pela camisa 10, que mostrava aflição no banco. Ela entrou aos 40 minutos do segundo tempo, com o placar já decretado.

Continua após a publicidade

Gols e lances importantes

Defendeu Lelê! Aos 17 minutos do primeiro tempo, Dali cruzou para Le Sommer, que desviou rumo ao canto direito de Lelê, mas a goleira brasileira foi buscar.

Le Sommer abriu o placar. Aos 17 minutos do primeiro tempo, Karchaoui cruzou, Diani desviou e Le Sommer tocou de cabeça para colocar as francesas na frente.

Passou perto. Aos 22 minutos do primeiro tempo, Debinha partiu em velocidade, driblou Toletti e rolou para Adriana, que finalizou mal e mandou a bola por cima do gol.

Debinha deixou tudo igual. Aos 13 minutos do segundo tempo, após jogada pela esquerda, Ary Borges tocou para Kerolin, que finalizou. A bola desviou e sobrou para a artilheira da Era Pia empurrar para o fundo da rede.

Gigante, Lelê! Bècho tocou na entrada da área para Geyoro, que bateu colocado. Lelê deu um toquinho e mandou para fora.

Continua após a publicidade

Renard não perdoou na bola parada. Aos 37 minutos do segundo tempo, após cobrança de escanteio, Renard apareceu sozinha na segunda trave e recolocou as francesas na frente.

FICHA TÉCNICA

França 2 x 1 Brasil

Competição: 2ª rodada do Grupo F da Copa do Mundo feminina
Data e horário: 29 de julho de 2023, às 7h (de Brasília)
Local: Suncorp Stadium, de Brisbane, na Austrália
Arbitragem: Kate Jacewicz
Assistentes: Kyoung-Min Kim e Joanna Kate Charaktis
Cartões amarelos: Dali (França); Toletti (França); Luana (Brasil); Karchaqui (França)
Gols: Le Sommer (França), aos 17 minutos do primeiro tempo; Debinha (Brasil), aos 13 minutos do segundo tempo; Renard (França), aos 37 minutos do segundo tempo
Público: 49.378

FRANÇA: Magnin; Lakrar, Renard, Périsset e Karchaoui; Toletti, Geyoro e Dali (Garrec); Diani, Bècho e Le Sommer (Becho). Técnico: Hervé Renard

BRASIL: Lelê; Antonia (Mônica), Rafaelle, Lauren, Tamires; Luana, Adriana, Ary Borges (Ana Vitória), Kerolin; Debinha (Marta) e Geyse (Andressa Alves). Técnica: Pia Sundhage

Continua após a publicidade

Deixe seu comentário

Só para assinantes