Copa 2023: Jamaica vence Panamá e resultado coloca Brasil em 3º do grupo

Mostrando resiliência, a Jamaica superou a retranca do Panamá e venceu por 1 a 0 hoje (29), em duelo válido pelo Grupo F, o mesmo do Brasil. O resultado no Estádio Retangular de Perth, na Austrália, deixou o Brasil na terceira posição da chave, mas ainda dependendo das próprias pernas para avançar. Na rodada final, a seleção encara justamente as jamaicanas. As panamenhas estão eliminadas.

O que aconteceu

Allyson Swaby, zagueira e capitã da Jamaica, marcou o único gol da partida. O tento foi anotado aos 10 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, a Jamaica assume a vice-liderança do Grupo F, com quatro pontos - mesma pontuação da França, que leva vantagem no número de gols marcados (2 a 1).

O Panamá, por sua vez, ainda sem pontuar, e na lanterna da chave, já está eliminado da Copa.

Na última rodada, marcada para a próxima quarta-feira (2), às 7h, a Jamaica enfrenta o Brasil com a vantagem do empate para se garantir nas oitavas de final. Este resultado também permite a classificação caso a França perca para o Panamá, que apenas cumpre tabela na última rodada.

Curiosidade

Esta foi a primeira vitória da história da Jamaica em Copas do Mundo Femininas. As "Reggae Girlz", como são conhecidas, participaram de duas edições: 2019 e a atual. Até o jogo de hoje, eram três derrotas e um empate.

Como foi o jogo

Panamá monta retranca e Jamaica pressiona com pouca organização. De cara, as propostas ficaram claras: as jamaicanas teriam que ser criativas com a posse de bola para superar uma seleção disposta a se defender e buscar contra-ataques. E no primeiro tempo, a estratégia panamenha funcionou: as duas grandes chances de gol das Reggae Girlz foram em chutes de longe, um com a bola rolando e um em cobrança de falta.

Continua após a publicidade

Alívio chega com bola parada no início do segundo tempo. Apesar de aumentar a pressão na marcação, a Jamaica não foi muito melhor do que no primeiro tempo. No entanto, com 10 minutos de bola rolando depois do intervalo, as jamaicanas marcaram em um lance de escanteio, alcançando a desejada tranquilidade para administrar o restante do jogo.

Gols e lances importantes

Para fora! Aos 24 minutos, após boa trama de Cameron e Carter, a bola sobrou com Primus, dentro da área. Ela bateu forte, mas a bola foi para fora.

Bailey! Aos 32 minutos, Sampson chutou de muito longe, buscando o ângulo. A goleira panamenha fez uma linda defesa para salvar.

No travessão! Aos 46 minutos, Spence bateu falta direto para o gol com muito veneno. Bailey voou e triscou na bola, que explodiu no travessão antes de sair.

0 x 1: Aos 10 minutos do segundo tempo, Carter cobrou escanteio com muita curva. No meio da área, Allyson Swaby subiu alto e cabeceou para baixo, no canto, abrindo o placar.

Continua após a publicidade

Pênalti anulado. Aos 47 minutos da etapa final, a árbitra marcou pênalti para a Jamaica após um toque na mão da zaga do Panamá. No entanto, após revisão do VAR, a penalidade foi cancelada.

FICHA TÉCNICA
Panamá 0 x 1 Jamaica

Competição: 2ª rodada do Grupo F da Copa do Mundo
Local: Estádio Retangular de Perth, em Perth, na Austrália
Público: 15.987
Data e horário: 29 de julho de 2023, às 9h30 (sexta-feira)
Árbitra: Kateryna Monzul (UCR)
Cartões amarelos: E. Cedeño e Salazar (PAN); Blackwood (JAM).
Gol: Allyson Swaby, aos 10 minutos do segundo tempo.

Panamá: Spencer; C. Swaby; Blackwood, Cameron (Wiltshere) e A. Swaby; Sampson, Spence e Primus (McNamara); Brown (Washington), Carter (Matthews) e McKenna (Simmonds). Técnico: Ignacio Quintana.

Jamaica: Yenith Bailey; Natis, Castillo, Pinzon, Salazar (Quintero) e Baltrip-Reyes (Jaen); E. Cedeno, González (Montenegro), Martha Cox e L. Cedeno (Riley); Tanner. Técnico: Lorne Donaldson.

Deixe seu comentário

Só para assinantes