Corinthians vence São Paulo com show de Renato e larga na frente por final

Com direito a show de Renato Augusto, o Corinthians derrotou o São Paulo por 2 a 1, manteve o rival sem vencer dentro da Neo Química Arena e saiu na frente por uma vaga na decisão da Copa do Brasil. O Majestoso foi disputado na noite de hoje pela ida da semifinal do torneio.

O resultado deixa a equipe de Vanderlei Luxemburgo com vantagem para o duelo de volta, que acontece no dia 16 de agosto (quarta-feira) — desta vez no Morumbi.

Quem avançar elimina o rival e encara o vencedor de Flamengo x Grêmio na grande final. Cariocas e gaúchos iniciam a disputa do outro lado da chave amanhã.

Como foi o jogo

O 1° tempo ficou marcado pela escassez em chances de gol. O São Paulo teve mais a bola e se mostrou superior, mas esbarrou nas boas atuações dos zagueiros adversários e não conseguiu martelar o goleiro Cássio. Os donos da casa, por outro lado, só assustaram uma vez.

Na metade final, a intensidade superou o marasmo: Renato Augusto e Luciano balançaram as redes e esquentaram o clássico. Melhor para o Corinthians, que marcou mais uma vez com o camisa 8 e ficou com a vitória dentro de sua casa, que recebeu recorde histórico de público pagante.

Gols e destaques

Muitos passes, poucas chances. O Majestoso começou, como já era esperado, bastante tenso e estudado. Tanto Corinthians quanto São Paulo não tiveram pressa na construção de jogadas e priorizaram a troca de passes na busca por espaço na defesa rival. Até os dez minutos, nenhum chute a gol foi dado.

Calleri, do São Paulo, e Murillo, do Corinthians, brigam pela bola em confronto da Copa do Brasil
Calleri, do São Paulo, e Murillo, do Corinthians, brigam pela bola em confronto da Copa do Brasil Imagem: TOMZÉ FONSECA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Continua após a publicidade

Visitantes ameaçam. Aos poucos, o time de Dorival passou a ter mais a bola e chegou ao gol corintiano: primeiro com Michel Araújo, que arriscou de longe, e depois com Arboleda, que subiu mais do que todo mundo em escanteio — os dois, no entanto, erraram o alvo defendido por Cássio.

Calleri fora. O São Paulo perdeu um de seus principais nomes na metade do 1° tempo. Calleri, com dores na coxa direita, caiu no gramado da Neo Química Arena e precisou de atendimento. O argentino até tentou voltar, mas pediu substituição, deu lugar ao jovem Juan e se mostrou bastante abatido assim que chegou ao banco de reservas.

Renato Augusto, no quase. Correndo atrás da bola, o Corinthians teve um sopro de agressividade aos 32 minutos, quando Renato Augusto recebeu pelo meio, limpou a marcação e bateu de fora da área. Rafael espalmou e, no rebote, Róger Guedes errou o cruzamento que tinha como destino Yuri Alberto. Pablo Maia ainda errou o alvo, por pouco, em novo chute de longe antes do intervalo.

Renato Augusto, no gol. O 2° tempo começou com os donos da casa premiados pela intensidade. Após triangulação pelo meio, Adson, que havia entrado no lugar de Ruan Oliveira, cruzou para o meio da área. A bola sobrou para Maycon, que rolou para Renato Augusto: o camisa 8 finalizou de primeira e viu a bola, após um leve desvio são-paulino, parar nas redes de Rafael: 1 a 0.

Renato Augusto, do Corinthians, comemora seu gol no jogo contra o São Paulo
Renato Augusto, do Corinthians, comemora seu gol no jogo contra o São Paulo Imagem: Tomzé Fonseca/Agência Estado

Luciano empata e enerva a Arena. O São Paulo não demorou para marcar: Juan recebeu de costas e, após bote errado de Gil, acionou Luciano. O atacante cortou para a perna esquerda e carimbou a trave de Cássio, mas contou com a sorte e igualou o marcador após a bola bater no pé do goleiro e entrar. Na exaltada comemoração, o camisa 10 irritou alguns rivais e iniciou uma pequena confusão, que contou com objetos arremessados no campo e até participação de Luxemburgo: 1 a 1.

Continua após a publicidade
Luciano comemora gol do São Paulo sobre o Corinthians em partida da Copa do Brasil
Luciano comemora gol do São Paulo sobre o Corinthians em partida da Copa do Brasil Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Mudanças e nomes frescos. Luxa e Dorival mexeram em suas equipes na busca por manter o ritmo elétrico da metade final do Majestoso. Enquanto o técnico dos mandantes apostou na juventude do meia Matheus Araújo e do atacante Felipe Augusto, o comandante são-paulino escolheu Nestor, Erison e David para dar novo gás no setor ofensivo.

Renato Augusto reina em Itaquera. O Corinthians voltou a ficar em vantagem no placar aos 35 minutos — e de novo com Renato Augusto. O camisa 8 recebeu lindo lançamento de Murillo e, nas costas de Caio Paulista, aproveitou queda do rival, fuzilou Rafael e explodiu a Neo Química Arena: 2 a 1.

Renato Augusto comemora gol do Corinthians sobre o São Paulo em partida da Copa do Brasil
Renato Augusto comemora gol do Corinthians sobre o São Paulo em partida da Copa do Brasil Imagem: IAGO RODRIGUES/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Últimas tentativas. Depois do gol, Luxemburgo fechou sua equipe ao colocar Roni e Bruno Méndez. Enquanto isso, Dorival viu Nestor se machucar e precisou acionar Jhegson Méndez em campo. O clássico ganhou ainda mais tensão nos acréscimos, mas não contou com chances claras de gol — além de bolas alçadas na área — até o apito final.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2x1 SÃO PAULO

Data e horário: 25 de julho de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Motivo: ida da semifinal da da Copa do Brasil
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
Público pagante: 46.517 torcedores
Renda: R$ 2.690.717,50
Cartões amarelos: Pablo Maia, Luciano, Beraldo (SPO)
Cartões vermelhos: não houve
Gols: Renato Augusto (COR), aos 2 min e aos 35 min do 2° tempo; Luciano (SPO), aos 9 min do 2° tempo

Continua após a publicidade

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera (Matheus Araújo), Maycon (Roni), Ruan Oliveira (Adson) e Renato Augusto (Bruno Méndez); Róger Guedes e Yuri Alberto (Felipe Augusto). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

SÃO PAULO: Rafael; Rafinha, Arboleda, Beraldo e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Michel Araújo (Nestor) (Jhegson Méndez) e Wellington Rato (Erison); Luciano (David) e Calleri (Juan). Técnico: Dorival Júnior

Deixe seu comentário

Só para assinantes