Topo

Conmebol define data do sorteio das oitavas da Libertadores e Sul-Americana

Sede da Conmebol onde ocorrem os sorteios - NORBERTO DUARTE/AFP
Sede da Conmebol onde ocorrem os sorteios Imagem: NORBERTO DUARTE/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

17/06/2023 08h29

A Conmebol divulgou um comunicado oficial contendo todos os detalhes do sorteio das oitavas de final da Libertadores e da Sul-Americana.

O que aconteceu

O sorteio ocorrerá em 5 de julho (uma quarta-feira), às 13h (de Brasília), na sede da entidade, em Luque, no Paraguai. Terá transmissão ao vivo pelas plataformas da Conmebol.

A última rodada da Libertadores e Sul-Americana acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, onde todos os classificados serão conhecidos. Times como Palmeiras e Athletico-PR já estão garantidos na próxima fase com antecedência.

Como funciona o sorteio?

Libertadores (16 classificados diretos, 8 disputam pré-fase da Sul-Americana) - As oito equipes que ficarem na primeira colocação de cada grupo vão ocupar o Pote 1 e enfrentam os oito segundos colocados, que integram o Pote 2. Os terceiros disputam a Sula.

Sul-Americana (8 classificados diretos, 16 disputam pré-fase) - Os líderes ocupam o Pote 1 e já estão garantidos nas oitavas, enquanto os vices vão ao Pote 2 e encaram os terceiros colocados da Libertadores em uma espécie de playoff antes das oitavas.

Nas duas competições, as equipes são rankeadas de 1 a 16, de acordo com as respectivas campanhas. Os times com melhor performance decidem suas partidas em casa no decorrer do torneio.

Clubes do mesmo país - e também do mesmo grupo - poderão se enfrentar já a partir desta fase.