Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Rebaixado e com pai no elenco: como era o City quando Haaland nasceu

Do UOL, em São Paulo

10/06/2023 04h00

Erling Haaland seguiu os passos de seu pai, Alf-Inge, e está defendendo a camisa do Manchester City. O norueguês é um dos principais jogadores da atualidade e seus números comprovam isso.

Apesar de o City estar, hoje, na primeira prateleira do futebol mundial, as coisas não foram sempre assim. Haaland nasceu em 2000 e, nessa época, o clube inglês vivia uma fase complicada.

City nos anos 2000

O City voltou à Premier League na temporada 2000/2001 após quatros anos jogando a Championship — segunda divisão inglesa. No entanto, não conseguiu fazer um bom campeonato e acabou caindo mais uma vez.

Nesta mesma temporada, o Manchester também foi eliminado pelo Liverpool nas oitavas de final da Copa da Inglaterra, ao perder por 4 a 2. Os Reds ficaram com o título.

Já na Copa da Liga Inglesa, o City caiu para o Ipswich por 2 a 1, após tomar o segundo gol na prorrogação, nas quartas de final da competição.

Alf-Inge Haaland chegou ao clube em 2000, por 2,5 milhões de libras. Na campanha em que o City foi rebaixado, ele era o capitão da equipe.

Atuando como volante, Alfie se aposentou no City após três temporadas. Ao todo foram 45 jogos, com três gols marcados e uma assistência dada. O pai de Haaland saiu da aposentadoria oito anos depois para jogar no futebol norueguês.

Haaland no City

O norueguês de 22 anos chegou ao clube em 10 de maio de 2022. "Este é um dia de orgulho para mim e minha família", disse Haaland ao site do clube na época.

De lá para cá, foram 52 jogos, com 52 gols marcados e nove assistências dadas. Os dados são do site Transfermarkt.

Nesta temporada, o camisa 9 busca a tríplice coroa com o clube. O City já conquistou o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra. Agora, sonham com o tão esperado título da Champions.

Hoje (10), o City vai disputar a grande final da Ligas dos Campeões contra a Inter de Milão, às 16h (de Brasília).

Final quente

Inter e City fizeram campanhas bastante distintas nesta edição de Champions League.

O time italiano foi derrotado duas vezes ainda na fase de grupos e avançou às oitavas na 2ª posição, atrás do Bayern de Munique. No mata-mata, eliminou os portugueses Porto e Benfica sem grande brilho antes de superar, agora sim com certa folga, o rival Milan na semifinal. A Inter não ganha uma Champions desde 09/10.

Os ingleses, por outro lado, ainda estão invictos na competição depois de derrubarem o RB Leipzig, nas oitavas, além dos poderosos Bayern de Munique e Real Madrid nas quartas e semifinal, respectivamente.