Topo

Brasil mostra força ao vencer Alemanha em último amistoso antes da Copa

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/04/2023 14h51

Classificação e Jogos

Faltando 100 dias para a Copa do Mundo, a seleção brasileira foi bem e venceu a Alemanha por 2 a 1 nesta terça-feira, em Nuremberg. Esta foi a última Data Fifa antes do Mundial.

Tamires e Ary Borges garantiram os gols da vitória ainda no primeiro tempo. Jule Brand descontou.

A CBF ainda tenta organizar uma partida de despedida da seleção feminina no Brasil antes da ida para a Austrália.

O público foi de mais de 32.500 pessoas no estádio.

Bia Zaneratto foi vetada do amistoso por lesão na panturrilha sofrida na Finalíssima e Ana Vitória foi cortada por virose.

A Copa do Mundo feminina na Austrália e Nova Zelândia começa no dia 20 de julho. O Brasil está no Grupo F ao lado de França, Jamaica e Panamá. A estreia é dia 24.

Brasil e Alemanha podem se encontrar nas oitavas de final do Mundial caso uma seleção avance em primeiro e a outra em segundo. Se as duas passarem na mesma posição, só se cruzariam em uma eventual semifinal.

Como foi o jogo

O Brasil começou bem o jogo e foi para cima. Diferentemente do que aconteceu contra a Inglaterra, a seleção aproveitou seu melhor momento para marcar e saiu na frente, ganhando confiança.

Depois do gol, a Alemanha tomou conta e fez pressão, mas o Brasil se defendeu bem. Em uma jogada ensaiada, a seleção conseguiu ampliar o placar.

O primeiro tempo foi bastante animador para as brasileiras, que mostraram bom poder de definição nos dois gols e ainda foram sólidas na defesa.

A segunda etapa começou mais devagar e as duas equipes fizeram as primeiras mudanças. A Alemanha fez cinco mexidas ainda nos 20 minutos iniciais.

Dzsenifer Marozsán, que entrou aos 18 minutos, fez a despedida da seleção alemã. Ela foi muito aplaudida.

Do outro lado, Aline Gomes, de 17 anos, fez a estreia pela seleção brasileira principal. Ela é da Ferroviária.

Apesar das mudanças, o Brasil controlou bem a partida, mas sofreu o gol no final. A Alemanha pressionava, deu sustos e tentava marcar. Apesar de ter conseguido, não deu tempo de evitar a derrota.

Lances importantes

Perto! Na primeira boa chance brasileira, aos quatro minutos, Tamires tocou para Geyse, que devolveu. A lateral cruzou na medida para Gabi Nunes, que cabeceou perto da trave.

0x1. Aos 10 minutos, Gabi Nunes recebeu lançamento de Rafaelle, dominou e dividiu com a goleira alemã. Tamires aproveitou a sobra para abrir o placar.

Chance. A Alemanha passou a assustar mais e chegou com Popp, mas Letícia defendeu em dois tempos no canto. Depois, também impediu chute de Felicitas Rauch.

0x2. Em cobrança ensaiada de escanteio pela esquerda, Ary Borges rolou para Kerolin, recebeu de volta e cruzou fechado, mas acertou o canto esquerdo do gol aos 37 minutos.

Uh! Geyse entrou a área em jogada individual e rolou para Ary Borges. Ela dominou e encontrou Gabi Nunes, que acabou parando no abafa da goleira.

Por cima. Na melhor chance alemã no segundo tempo, Lea Schüller recebeu livre, tentou a cavadinha, mas mandou por cima do gol.

1x2. Na mesma jogada anterior, saiu o gol. Lea Schüller recebeu de novo sozinha na área e chutou cruzado. Letícia espalmou, e Julie Brand marcou no rebote.

Ficha técnica

Alemanha 1x2 Brasil

Data: 11 de abril de 2023
Horário: 13h (de Brasília)
Local: Estádio Max Morlock, em Nuremberg (ALE)
Gols: Tamires (aos 10 minutos do primeiro tempo), Ary Borges (aos 37 minutos do primeiro tempo), Jule Brand (aos 46 minutos do segundo tempo)
Cartões amarelos: Svenja Huth (ALE)
Cartões vermelhos: -

Alemanha: Ann-Katrin Berger; Kathrin Hendrich, Sara Doorsoun, Sophia Kleinherne (Sarai Linder), Felicitas Rauch (Chantal Hagel); Lena Oberdorf (Melanie Leupolz), Klara Buhl (Jule Brand), Lina Magull (Dzsenifer Marozsán); Svenja Huth, Alexandra Popp (Sydney Lohmann) e Lea Schüller. Técnica: Martina Voss-Tecklenburg.

Brasil: Letícia; Antonia, Kathellen, Rafaelle, Tamires (Yasmin); Luana (Duda Francelino), Kerolin, Adriana, Ary Borges (Gabi Portillo); Gabi Nunes (Aline Gomes) e Geyse (Duda Santos). Técnica: Pia Sundhage.