Topo

Brasil perde dos EUA e fica em 3º em torneio antes da Copa feminina

Ludmila comemora gol do Brasil contra os EUA na She Believes Cup - Thais Magalhães/CBF
Ludmila comemora gol do Brasil contra os EUA na She Believes Cup Imagem: Thais Magalhães/CBF

Colaboração para o UOL, em Aracaju

22/02/2023 23h05

O Brasil fez um bom primeiro tempo, mas se desorganizou na etapa final e perdeu por 2 a 1 dos EUA, nesta quarta-feira (22), na última rodada da She Believes Cup. Alex Morgan e Swanson fizeram os gols das norte-americanas, que venceram as três partidas e ficaram com o título do torneio amistoso. Ludmila entrou no fim e descontou para as brasileiras.

O Brasil perdeu dois dos três jogos e ficou na 3ª posição no torneio preparatório para a Copa do Mundo feminina, que acontece entre julho e agosto na Oceania. O time da técnica Pia Sundhage venceu na estreia contra o Japão, mas depois perdeu para o Canadá e hoje foi derrotado pelos EUA, terminando o campeonato com três pontos.

Fase de testes

Pia Sundhage usou o torneio preparatório para a Copa para fazer testes. Contra os EUA, a treinadora levou a campo a terceira escalação diferente em três jogos. Das 23 jogadoras convocadas, 21 jogaram no She Believes Cup. Entre as experiências, por exemplo, a zagueira Taianara jogou como lateral-direita contra as norte-americanas, que agrediram muito pelo lado esquerdo do ataque.

Fala, Marta!

A Rainha Marta, que fez apenas seu terceiro jogo após grave lesão, começou no banco mais uma vez e entrou só no fim da partida. Após a derrota, ela analisou o desempenho da seleção feminina e chamou atenção aos erros que custaram caro ao Brasil no torneio.

Vimos muita coisa boa e algumas coisas que não podemos repetir, precisamos continuar trabalhando. Fizemos um bom jogo contra os EUA, um time perigoso, rápido, veloz, forte, temos que entender que não podemos errar, os pequenos detalhes fazem muita diferença. Quando botamos a bola no chão e mantemos a posse a gente domina o jogo, são detalhes que precisamos melhorar na Copa do Mundo e jogar bem contra qualquer equipe."

Como foi o jogo

Bia Zaneratto arrancou com a bola e fez grande jogada, mas Kerolin desperdiçou  - Thais Magalhães/CBF - Thais Magalhães/CBF
Bia Zaneratto arrancou com a bola e fez grande jogada, mas Kerolin desperdiçou
Imagem: Thais Magalhães/CBF

Brasileiras e norte-americanas fizeram um bom jogo no primeiro tempo, com muita disputa, aplicação tática e qualidade técnica. Jogo equilibrado.

As donas da casa tiveram grande chance logo no início com a lateral esquerda Dunn, que pegou forte de fora da área e contou com um desvio para acertar a trave.

O Brasil controlou o ímpeto inicial dos EUA, pressionou muito no campo de ataque e quase abriu o placar com Kerolin. Após linda arrancada de Bia Zaneratto, ela recebeu na área e bateu rasteiro e cruzado, mas a bola saiu por muito pouco.

Os EUA tiveram um gol anulado no fim do primeiro tempo por impedimento. Alex Morgan recebeu em profundidade e tocou entre as pernas da goleira Lorena, mas estava um pouco adiantada.

Alex Morgan abriu o placar para os EUA com um lindo gol nos acréscimos. Ela pegou uma sobra na entrada da área e chutou de canhota, com efeito e no canto, para vencer a goleira Lorena. Sem chance.

O Brasil quase empatou na volta do intervalo. Adriana acertou uma pancada da meia-lua, mas acertou o travessão dos EUA.

Melhores na etapa final, as donas da casa ampliaram com Swanson, que fez seu quarto gol em três jogos na competição. Após erro de Tamires na saída de bola, ela recebeu livre na área e bateu no canto da goleira Lorena com muita categoria.

O Brasil ainda descontou no fim com Ludmila. Após bom cruzamento de Bruninha, ela subiu alto no segundo pau e testou às redes dos EUA. No apagar das luzes, foi o único gol que as donas da casa tomaram no torneio.

Gols e lances importantes

Na trave! As norte-americanas assustaram logo aos 3'. Dunn pegou a sobra do escanteio, bateu forte da entrada da área e a bola explodiu na trave esquerda da goleira Lorena.

Quase. O Brasil quase abriu o placar aos 28'. Após linda arrancada de Bia Zaneratto, Kerolin recebeu livre na grande área e bateu cruzado, mas a bola passou tirando tinta da trave.

Gol anulado. Aos 43', Alex Morgan recebeu bola enfiada e tocou entre as pernas da goleira Lorena, mas o gol foi anulado por impedimento.

Gol dos EUA. Alex Morgan abriu o placar para as donas da casa aos 47'. Da entrada da área, ela bateu chapado e cheio de efeito de canhota para fazer a 1 a 0.

No travessão! Aos 3' do segundo tempo, Adriana acertou um petardo de fora da área e acertou o travessão.

EUA ampliam. As norte-americanas fizeram o segundo gol aos 19' da etapa final. Swanson recebeu livre e deslocou Lorena com categoria.

Brasil diminui no fim. Aos 44' do segundo tempo, Ludmila descontou para o Brasil de cabeça após bom cruzamento da lateral direita Bruninha.

Ficha Técnica
EUA 2 X 1 Brasil

Competição: She Believes Cup (Torneio amistoso)
Local: Toyota Stadium (EUA)
Data e hora: Quarta-feira (22), às 21h07 (horário de Brasília)
Cartões amarelos: Kerolin e Adriana (Brasil); Sullivan (EUA)
Cartões vermelhos: -
Gols: Alex Morgan, aos 47' do primeiro tempo; Swanson, aos 19', e Ludmila, aos 44' do segundo tempo.

EUA: Naeher; Fox, Girma, Sauerbrunn e Dunn (Sonnett); Sullivan (Mewis), Lavelle (Rapinoe) e Horan; Rodman (Williams), Mallory Swanson (Ashley Sanchez) e Alex Morgan (Taylor Kornieck). Técnico: Vlatko Andonovski

BRASIL: Lorena; Tainara (Bruninha), Lauren, Rafaelle e Tamires; Ary Borges (Marta), Kerolin, Nycole (Ana Vitória) e Adriana; Debinha (Geyse) e Bia Zaneratto (Ludmila). Técnica: Pia Sundhage