Topo

Dorival espera proposta de fora do país depois de títulos pelo Flamengo

Dorival Júnior tem sondagens de fora do país para retomar carreira pós-Flamengo - Lucas Emanuel/Agif
Dorival Júnior tem sondagens de fora do país para retomar carreira pós-Flamengo Imagem: Lucas Emanuel/Agif

Do UOL, em São Paulo

07/02/2023 04h00

Sem clube desde a virada do ano, quando foi substituído no Flamengo pelo português Vitor Pereira, Dorival Júnior espera nas próximas semanas a concretização de uma proposta de fora do país. Ele e seu estafe receberam três sondagens recentes, sendo uma delas de um clube do Oriente Médio.

Dorival tem pouco mais de 20 anos de carreira e nunca trabalhou fora do país. Ele sempre manifestou aos seus representantes o interesse em ter uma experiência no futebol internacional e vê esse período de evidência no mercado da bola como uma boa chance de concretizar o plano.

Saída do Flamengo foi surpresa

O último trabalho de Dorival foi no Flamengo, entre junho e dezembro do ano passado. Ele assumiu o time em crise depois da passagem do português Paulo Sousa e comandou ao todo 43 jogos, com 26 vitórias, oito empates e nove derrotas. Foi campeão da Copa do Brasil e da Libertadores.

Na virada do ano, o Flamengo decidiu não renovar o contrato de Dorival e acertou com o português Vitor Pereira, que tinha trabalhado no Corinthians na temporada anterior. Dorival disse publicamente que foi pego de surpresa com a decisão da diretoria, porque esperava seguir no cargo depois dos dois títulos e do trabalho de recuperação bem-sucedido.

Santistas e flamenguistas de olho

A crise de resultados do Santos nas primeiras rodadas do Campeonato Paulista e a perda do título da Supercopa do Brasil por parte do Flamengo fizeram torcedores dos dois times se manifestarem sobre Dorival Júnior nas redes sociais nos últimos dias. O técnico foi campeão pelos dois clubes. "Só Dorival salva" e "já podem ligar para o Dorival" foram algumas das mensagens.

O estafe do treinador reconhece que há possibilidade de o mercado nacional dos grandes clubes se abrir na reta final dos Estaduais, mas até o momento não há sondagem.

O comando da seleção brasileira também é um sonho de Dorival, mas a CBF tem a preferência por grandes nomes estrangeiros. Carlo Ancelotti, Luis Enrique, José Mourinho e Jorge Jesus são os principais candidatos depois das recusas de Pep Guardiola e Zidane. Dorival faz parte de uma espécie de segunda prateleira, ao lado de nomes como Fernando Diniz, Abel Ferreira e Mano Menezes. A CBF quer decidir até o fim do mês o substituto de Tite.