Topo

OPINIÃO

Palmeiras dos últimos anos é a 3ª Academia? Comentaristas do UOL divergem

Colaboração para o UOL, em Aracaju

19/01/2023 19h23

O Palmeiras de Dudu e Abel Ferreira está marcado na história com a conquista de títulos da Libertadores, do Brasileirão e da Copa do Brasil. Mas essa geração já merece o rótulo de 3ª Academia? Na Live do UOL Esporte, que vai ao ar às 18h com Eduardo Tironi, os comentaristas divergiram. Confira:

Julio Gomes

"Os títulos estão aí para serem conquistados, todo ano tem campeão brasileiro, da Libertadores e da Copa do Brasil, mas contra quem você está jogando? O Palmeiras dos anos 60 e 70 e dos anos 90 jogavam contra equipes muito melhores do que na atualidade, o futebol brasileiro era o melhor do mundo disparado nos anos 60, hoje o Palmeiras joga contra quem? As conquistas de hoje precisam ser colocadas em contexto, não consigo ver como o time do Palmeiras dos últimos anos possa se equivaler à Academia e ao Palmeiras dos anos 90. Não quero tirar mérito nenhum das conquistas do Palmeiras, o Palmeiras e o Flamengo são os grandes times hoje do futebol sul-americano, mas o futebol sul-americano não tem mais o mesmo nível de outros tempos."

Andrei Kampff

"Estamos falando de hegemonia ou de feitos que serão lembrados para sempre. Aqueles times das duas Academias construíram uma história fantástica através de ídolos como Ademir da Guia, Dudu, Leivinha, Luís Pereira, Leão, construíram uma identidade com o torcedor e feitos fantásticos e históricos, entre eles ganhar do melhor time do mundo, o Santos de Pelé. O Palmeiras era tão especial que chegou a representar a seleção brasileira em 1965, num amistoso contra o Uruguai, e venceu por 3 a 0, é um time que marcou uma época. O Palmeiras de agora, e estou entre aqueles que acham que merece o título de 3ª Academia, marca uma hegemonia muito longa num cenário nacional. Desde 2015 que o Palmeiras vem sendo protagonista do futebol nacional e com jogadores que participam dessas conquistas e são identificados com a história do clube."

Tironi

Essa 3ª Academia representa uma virada na história do Palmeiras, que tinha sido rebaixado e estava completamente quebrado. Até que chega o Paulo Nobre, a Crefisa, e o time se transforma em outra coisa, virou completamente essa história. E o símbolo disso é o Dudu, a tal história do chapéu, daí em diante marcou a virada para tudo que aconteceu com o Palmeiras."

Luis Rosa

"Fui setorista do Palmeiras entre 1998 e 2006, conheço bem a história, e me assustou quando começou essa história de nova Academia, não gosto de comparar alhos com bugalhos, aquele time era fantástico, rivalizava com o Santos, foi bicampeão brasileiro, paulista, só não ganhou a Libertadores, que era diferente e não tinha tanto peso quanto agora. Só que no ano passado, o Ademir da Guia disse, o maior expoente das duas Academias, que esse time é uma nova Academia, sim, senhor. Então se ele está falando, quem somos nós para contestar?"

Julio Gomes defende Ancelotti na seleção: 'Combina para agosto de 2025'

Decidida a contratar um técnico estrangeiro para a seleção brasileira, a CBF pretende se reunir com Carlo Ancelotti nas próximas semanas. O colunista Julio Gomes ressaltou a dificuldade da transação, mas deu um caminho possível para convencer o comandante do Real Madrid.

"Escrevi que o Ancelotti era meu preferido em maio. Vai por mim, combina com o Ancelotti para agosto de 2025. Mas ele nunca quis ser técnico de seleção", opinou.

Assista à Live do UOL Esporte na íntegra