Topo

RMP: Vini Jr. ainda é reserva na cabeça do Tite; aposto que fica no banco

17/11/2022 09h36

Classificação e Jogos

A seleção brasileira segue sua preparação para a Copa do Mundo e a escalação para o primeiro desafio no Qatar é tema bastante discutido. O Brasil joga sua primeira partida no dia 24, contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília).

No UOL News Esporte, transmitido pelo UOL Esporte todos os dias às 9h, os jornalistas Renato Maurício Prado e Marcel Rizzo comentaram sobre a possível escalação da seleção para a estreia, com poucas chances de Vinicius Jr. ser titular. Para RMP, o time está definido, mas tinha espaço para o jogador do Real Madrid,

"Eu escalava, mas na cabeça do Tite, para mim, ele é um reserva", disse Renato Maurício Prado. "O Vini joga pela esquerda, e pela esquerda já caem normalmente o Neymar e o Paquetá. Pela direita já é mais raro. Por isso que quando ele escolhe um ponta, vai preferir colocar um cara na direita".

"A seleção titular, na cabeça do Tite, foi escalada quando ele numerou o time. A camisa dos jogadores já indica totalmente qual é o time titular, de 1 a 11. Com o Fred titular no meio, o Paquetá, o Neymar", analisou.

A solução para encaixar Vinicius Jr. no time, porém, não é muito complicada para o comentarista"Tira o Fred, que inclusive está no banco no Manchester United, recua o Paquetá e coloca o Vini na esquerda. Pronto. Uma seleção superofensiva, supertalentosa. E eu acho que o Brasil, pelo menos nessa primeira fase, não vai enfrentar adversários assim tão perigosos que obriguem o Brasil a jogar com dois cabeças de área clássicos", disse.

Amistoso seria uma bobagem

Enquanto outras seleções preferiram marcar jogos amistosos antes do Mundial, a seleção brasileira optou por apenas fazer treinamentos. Para Marcel Rizzo, a decisão foi acertada, mesmo com os treinamentos mais "pegados" que vimos nos últimos dias.

"Eles não perderam ritmo de jogo. Normalmente você faz os amistosos pois os jogadores estão 15, 20 dias sem jogar e aí você precisa disso. Os caras estavam jogando domingo agora e vão ficar, até a estreia contra a Sérvia, 10 dias. Tem que treinar mesmo. Seria bobagem colocar um jogo, que sempre é mais perigoso", disse.

Quem é o camisa 9?

Na projetada escalação do Brasil para a estreia, a função de centroavante da seleção ficou com Richarlisson. Os comentaristas do UOL Esporte, porém, acreditam que esta possa ser uma das mudanças que tradicionalmente acontecem com o time durante uma Copa do Mundo.

Será que Pedro pode roubar a posição? E Gabriel Jesus?

"Vai depender do que o Richarlison entregar. O Richarlison, assim como o Raphinha, é outro que entrega muito na seleção. O Richarlison faz gol de tudo que é maneira. Realmente, na seleção parece que ele mete a capa de Super-Homem. Lá no Tottenham ele nem está brilhando assim, mas na seleção é brincadeira", disse RMP.

"O Richarlison está na frente. Entrega muito na seleção", disse Rizzo. "Mas o Gabriel Jesus é um cara que o Tite gosta muito. Acho que se o Richarlison for sair por algum motivo, uma lesão, uma suspensão, acho que o Gabriel Jesus ainda está na frente do Pedro".

Suíça dá boa notícia para o Brasil

Enquanto o Brasil treinava, a seleção suíça, rival na primeira fase, foi derrotada por Gana por 2 a 0 em partida amistosa. Para Renato Maurício Prado, dada as devidas proporções por ser um amistoso, o resultado é uma boa notícia para a equipe brasileira, que venceu no fim de setembro um amistoso contra a seleção africana por 3 a 0.

"Eu já comecei a pensar que a Suíça não é o bicho-papão que a gente estava pensando", disse. "Sinceramente eu não esperava esse resultado contra Gana, que a gente sapecou três, ou qualquer coisa. Então é uma boa notícia para a seleção brasileira. Claro, é amistoso, mas é uma boa notícia. Por que no mínimo abala um pouco a confiança".