Topo

Gafe em convocação levanta suspeita de manipulação de Eto'o em Camarões

Eto"o é presidente da Federação Camaronesa de Futebol e está envolvido em polêmica - Nicola Campo/LightRocket via Getty Images
Eto'o é presidente da Federação Camaronesa de Futebol e está envolvido em polêmica Imagem: Nicola Campo/LightRocket via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

Imagine só Tite errar a pronúncia do nome de um dos 26 jogadores que chamou para a Copa do Mundo 2022? Parece uma cena inimaginável, mas aconteceu com um rival brasileiro já da primeira fase.

O técnico Rigobert Song lia os convocados da seleção de Camarões quando errou a pronúncia do nome do atacante Souaibou Marou, do Coton Sport FC. Ele contou com a ajuda de jornalistas presentes na sala para dizer da forma correta (veja mais abaixo), travou e levantou suspeitas no país.

"Bassogog. Nkoudou. Souaibou...", disse o técnico. "Ok, obrigado", completou, depois da ajuda dos jornalistas.

A dificuldade de Song em anunciar os jogadores que ele próprio escolheu para ir à Copa gerou especulações: foi ele, de fato, quem definiu os nomes?

O principal boato é que a Federação Camaronesa de Futebol, presidida por Samuel Eto'o, tenha definido quem vai ao Qatar, onde a seleção africana enfrenta Brasil, Sérvia e Suíça no Grupo G.

Hoje no cargo de executivo, Eto'o é considerado um dos maiores jogadores africanos de todos os tempos, com mais de 400 gols e passagens por Barcelona e Inter de Milão.

Outro fator que levanta suspeitas contra o ex-jogador é a fase da seleção às vésperas da Copa. Rigobert Song substituiu Antônio Conceição em fevereiro deste ano. A demissão do técnico português aconteceu por ordem do presidente do país, Paul Biya.

O ex-zagueiro foi contratado com aval do presidente e tem somente seis jogos sob o comando de Camarões.

A seleção africana assegurou uma vaga na Copa do Mundo em março, quando venceu a Argélia na repescagem.