Topo

México pressiona, mas é superado pela Suécia em último jogo antes da Copa

Chávez e Holm disputando bola no amistoso entre México e Suécia, antes d aCopa do Mundo do Qatar - Eric Alonso/Getty
Chávez e Holm disputando bola no amistoso entre México e Suécia, antes d aCopa do Mundo do Qatar Imagem: Eric Alonso/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

16/11/2022 18h21

Classificação e Jogos

O México não poupou forças para chegar à Copa do Mundo com o pé direito, mas foi derrotado hoje (16) pela Suécia por 2 a 1, na Espanha, no último jogo da seleção da América do Norte antes do início do torneio no Qatar. Os gols da partida foram marcados por Rohdén e Svanberg, pelo lado sueco, e por Vega, para os mexicanos.

A menos de uma semana da sua estreia no torneio mundial, a seleção mexicana não se acomodou em nenhum minuto e buscou a vitória do início ao fim, mas foi punido nos únicos chutes certos do adversário. A Suécia, que não irá participar da competição por ter sido eliminada pela Polônia na repescagem das Eliminatórias Europeias, ficou a maior parte do tempo na defensiva e reagiu em contra-ataques e na bola parada.

Se os suecos tivessem classificado para o Mundial, as equipes poderiam se enfrentar na rodada inicial da fase de grupos da Copa. Isso porque a seleção polonesa será a primeira adversária do México no Grupo C, na próxima terça (22), às 13h (de Brasília). Argentina e Arábia Saudita são os dois outros países que completam a chave.

A seleção mexicana chega para o torneio no Qatar na 13ª posição no ranking da Fifa. A Suécia, fora da Copa do Mundo, ocupa a 25ª colocação.

O astro Ibrahimovic não marcou presença na partida, já que está em recuperação após ter realizado cirurgia no joelho e é desfalque desde o final de maio. O atacante de 41 anos defendeu a Suécia pela última vez há sete meses e tem retorno estimado apenas para o início do ano que vem.

Pressão mexicana

A partida começou agitada, com ambas as equipes não poupando na intensidade. No entanto, não demorou para o México se impor no jogo e começar a dominar as ações ofensivas. Os jogadores mexicanos buscavam impressionar no último compromisso pré-Copa e passaram o primeiro tempo praticamente no campo de ataque, obrigando o goleiro sueco a protagonizar três defesas importantes.

Suécia chega com perigo

A seleção sueca conseguiu segurar a artilharia mexicana inicial e revidou à altura aos 20 minutos. Anthony Elanga, joia de 20 anos do Manchester United, passou por três adversários em bela jogada individual na lateral da área e acionou Svanberg, que pegou de primeira e finalizou rente à trave, indo para fora.

Carimbada no travessão

O México era implacável na pressão, mas as oportunidades criadas não se desenvolviam. A equipe, entretanto, quase abriu o placar aos 42 do primeiro tempo. Antuna recebeu pelo lado direito, partiu para cima da marcação e bateu colocado na entrada da área. O goleiro até pulou, mas apenas viu a bola acertar o travessão, impedindo que o placar fosse inaugurado ainda no primeiro tempo.

Balde de água fria para o México

Depois de acertar a trave sueca no retorno do intervalo, o México cedeu um contra-ataque fatal. Aos 9 minutos da etapa complementar, a Suécia interceptou uma bola no meio de campo e partiu para o ataque pelo lado esquerdo, com Svanberg. O jogador cruzou para a área e Gyokeres não conseguiu desviar, mas Rohdén apareceu na segunda trave para empurrar a bola para dentro, sem chances para Ochoa. Foi a primeira finalização certa a gol da equipe.

México iguala rápido

A resposta mexicana não tardou a acontecer. Cerca de cinco minutos após o tento sueco, aos 14, Herrera fez um lançamento rasteiro da defesa e acionou Vega. O camisa 10 venceu a marcação na velocidade, saiu na cara do gol e bateu rasteiro para empatar a partida.

Suécia não perdoa

A seleção sueca conseguiu encontrar mais um gol aos 38 minutos da etapa final em sua segunda finalização certa. Após desvio em cobrança de escanteio, Svanberg recebeu na entrada da área e apenas chapou rasteiro, surpreendendo a defesa mexicana. A bola atravessou a área e terminou dentro das redes, dando números finais ao confronto

Ficha técnica

México 1 X 2 Suécia

Competição: Amistoso Internacional

Local: Estádio Montilivi, em Girona, na Espanha

Data e hora: 16 de novembro de 2022, às 16h30 (de Brasília)

Gols: Rohdén (SUE), aos 9, Vega (MEX), aos 14, e Svanberg (SUE), aos 38 minutos do segundo tempo

México: Guillermo Ochoa; Jorge Sánchez, César Montes (Araújo), Héctor Moreno (Vásquez) e Jesús Gallardo; Carlos Rodríguez (Guardado), Héctor Herrera (Romo) e Luis Chávez; Uriel Antuna (Lozano), Henry Martín (Jiménez) e Alexis Vega. Técnico: Gerardo 'Tata' Martino.

Suécia: Krostoffer Nordfeldt; Emil Holm, Isak Hien, Victor Lindelof e Ludwig Augustinsson (Sema); Marcus Rohdén (Eriksson), Samuel Gustafson, Jesper Karlstrom (Forsberg) e Mattias Svanberg; Anthony Elanga (Quaisson) e Viktor Gyokeres (Ishak). Técnico: Jan Andersson.