Topo

Por que Sergio Ramos ficou fora da convocação da Espanha para a Copa

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

11/11/2022 15h07

Classificação e Jogos

Quem deu uma olhada na convocação da seleção espanhola para a Copa do Mundo e não encontrou o nome do astro Sergio Ramos pode ter ficado surpreso, mas a verdade é que, na Espanha, a ausência do experiente zagueiro do PSG já era mais do que esperada.

Para se ter uma ideia, Sergio Ramos não é convocado para defender a seleção espanhola desde o começo de 2021, quando ainda vestia as cores do Real Madrid - ele se transferiu para o PSG meses depois, no início da temporada 2021/22, no mês de julho.

Apesar de ter recuperado a regularidade e o bom futebol no PSG nos últimos meses, Sergio Ramos demorou a engrenar com a camisa do time francês. Entre altos e baixos, ele teve de lidar com seguidas lesões desde que chegou a Paris e, de acordo com a imprensa internacional, o clube estudou a possibilidade de se desfazer do jogador de 36 anos ao final da última temporada.

Em 2021/22, por exemplo, Sergio Ramos fez apenas 13 jogos. Até mesmo na temporada 2020/21, ainda pelo Real Madrid, o zagueiro já começou a dar sinais de desgaste, jogando apenas 21 partidas no período de um ano, também por conta de lesão.

A irregularidade pesou para Luis Henrique preterir o zagueiro campeão do mundo em 2010 e passar a apostar em outros nomes. Para a Copa do Qatar, o técnico chamou quatro zagueiros, todos eles bem mais novos que Sergio Ramos: Eric Garcia, do Barcelona, de 21 anos, Hugo Guillamón, do Valencia, de 22, Aymeric Laporte, do Manchester City, de 28, e Pau Torres, do Villarreal, de 25.

A lista de Luis Henrique, aliás, confirmou a revolução que o técnico já indicava com as convocações anteriores. Dos 26 atletas chamados, 20 deles irão estrear em Copas do Mundo. Apenas seis deles já defenderam a Fúria em um Mundial: os laterais Carvajal, Jordi Alba e Azpilicueta, os meio-campistas Sergio Busquets e Koke e o atacante Asensio.

Luis Enrique despista

Após anunciar a lista de convocados, Luis Enrique, é claro, foi questionado sobre a ausência de Sergio Ramos. O técnico, porém, preferiu, por respeito aos convocados, comentar apenas sobre os atletas que irão ao Qatar.

Pela primeira vez desde 2006, Sergio Ramos não defenderá a seleção espanhola na Copa - Getty Images - Getty Images
Pela primeira vez desde 2006, Sergio Ramos não defenderá a seleção espanhola na Copa
Imagem: Getty Images

Na última convocação da Espanha antes da Copa do Mundo, para os jogos contra Suíça e Portugal pela Liga das Nações, em setembro, Luis Henrique falou sobre o assunto e, no geral, limitou-se a dizer que levaria 'os que considera melhores'.

"Cada vez que há uma lista, o que chama a atenção são os que não estão, mas gosto mais de falar do que estão. Não tenho problemas em falar deles, mas não entro nesse jogo. Levo os jogadores que considero melhores para estes jogos. Eles são jogadores que estiveram na seleção e podem voltar à seleção, sem nenhuma dúvida", disse.

"Vou levar os que considero melhores. Meritocracia? Por isso, vieram dois novos", disse na ocasião, referindo-se a Asensio e Guillamón. "Outros treinadores também são questionados sobre os que não vêm. É muito difícil agradar a todos", complementou.

Além de Sergio Ramos, nomes como De Gea e Thiago Alcântara também ficaram fora da lista de Luis Enrique.

A Fúria está no Grupo E da Copa do Mundo e faz a sua estreia na competição no dia 23 de novembro, contra a Costa Rica.

VEJA A LISTA DE CONVOCADOS DA ESPANHA PARA A COPA DO MUNDO

Goleiros: Unai Simón, Robert Sánchez e David Raya;

Defensores: Dani Carvajal, César Azpilicueta, Eric García, Hugo Guillamón, Pau Torres, Laporte, Jordi Alba e Gayá;

Meias: Busquets, Rodri, Gavi, Carlos Soler, Marcos Llorente, Pedri e Koke;

Atacantes: Ferran Torres, Sarabia, Yeremy Pino, Morata, Asensio, Nico Williams, Ansu Fati e Dani Olmo.