Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

PSG vence, mas avança em 2º na Champions e pode enfrentar 'pedreiras'

Jogadores do PSG comemoram gol de Mbappé contra a Juventus, pela Champions - Filippo MONTEFORTE / AFP
Jogadores do PSG comemoram gol de Mbappé contra a Juventus, pela Champions Imagem: Filippo MONTEFORTE / AFP

Do UOL, em São Paulo

02/11/2022 18h54

O Paris Saint-Germain venceu a Juventus por 2 a 1 na tarde de hoje (2), na Itália, mas perdeu a primeira colocação na chave da Liga dos Campeões para o Benfica por causa de gols como visitante (entenda mais abaixo). Mbappé e Nuno Mendes fizeram os gols da equipe francesa, enquanto Bonucci diminuiu.

Sem Neymar, suspenso por causa de amarelos, o PSG não teve vida fácil contra os italianos em Turim. Mbappé foi decisivo, com um golaço e uma assistência.

Com a vitória, o PSG chegou a 14 pontos no Grupo H da Champions League. O Benfica, que venceu o Maccabi Haifa por 6 a 1, alcançou a mesma pontuação, mas leva vantagem em gols como visitante.

A competição europeia tem os seguintes critérios de desempate: pontos (14 a 14); confronto direto, em que PSG e Benfica empataram duas vezes por 1 a 1; saldo de gols (9 a 9); mais gols pró (16 a 16); mais gols como visitante (9 a 6 para os portugueses).

Se equipes continuassem em igualdade, os critérios seguintes seriam: mais vitórias; mais vitórias como visitante; menos cartões; coeficiente de pontos do time e da associação nos últimos cinco anos em competições europeias.

Com a segunda posição, o PSG pode enfrentar 'pedreiras' como Tottenham, Chelsea, Bayern de Munique, Real Madrid e Manchester City, por exemplo.

Mbappé brilha com gol e assistência

Mbappé abre o placar para o PSG contra a Juventus, pela Champions - FRANCK FIFE / AFP - FRANCK FIFE / AFP
Mbappé fez um golaço para o PSG contra a Juventus
Imagem: FRANCK FIFE / AFP

O francês foi o melhor do PSG na noite. No primeiro tempo, resolveu em uma linda jogada individual, anotando um golaço. Na etapa final, deu um passe preciso para Nuno Mendes recolocar a equipe em vantagem.

Quem foi mal: Soler decepciona

A missão de substituir Neymar nunca é fácil para qualquer jogador, e Soler pode ter sentido a pressão. Ocupando a vaga deixada pelo brasileiro, que cumpriu suspensão, o espanhol não conseguiu tabelar com Messi e Mbappé, fez uma partida apagada e decepcionou.

Mbappé foge de falta e faz golaço

A Juventus pressionava no início, mas Mbappé apareceu e esfriou a torcida italiana. O francês recebeu, driblou Gatti, fugindo de um puxão do zagueiro, deixou Locatelli no chão e bateu colocado, de fora da área, para abrir o placar aos 13 minutos.

PSG controla a posse

Mesmo atuando fora de casa, o PSG não abriu mão de ter o controle da posse de bola. Exceto no início do primeiro tempo, quando foi pressionado e teve dificuldades, o clube francês levava vantagem na estatística. Ainda assim, a zaga sofreu com as investidas italianas.

Juventus impõe velocidade

Se não tinha muita posse de bola, a Juventus tentou igualar a partida impondo velocidade e jogadas verticais. Assim arrancou o empate na reta final do primeiro tempo e fez um gol anulado por impedimento com Locatelli.

O que decidiu o jogo

A entrada de Nuno Mendes pode ser considerada uma ação decisiva no jogo. O português entrou e, em pouco minutos, partiu em velocidade e bateu cruzado para recolocar o PSG na frente do marcador.

Ficha técnica

JUVENTUS 1 X 2 PSG
Competição: Liga dos Campeões, sexta rodada
Local: Allianz Stadium, em Turim (Itália)
Data e horário: 2 de novembro de 2022, às 17h (de Brasília)
Árbitro: Carlos Del Cerro Grande
Assistentes: Diego Barbero Sevilla e Guadalupe Porras Ayuso
Cartões amarelos: Gatti, Fagioli (Juventus); Verratti (PSG)
Gols: Mbappé, 13' 1ºT, Bonucci, 39' 1ºT, e Nuno Mendes, 23' 2ºT

JUVENTUS: Szczesny; Gatti, Bonucci, Alex Sandro; Cuadrado (Barrenechea), Locatelli (Soulé)¸ Fagioli (Barbieri)¸ Rabiot, Miretti (Chiesa), Kostic; e Milik. Técnico: Massimiliano Allegri.

PSG: Donnarumma; Hakimi¸ Sergio Ramos, Marquinhos, Bernat (Nuno Mendes); Fabián Ruiz (Renato Sanches), Verratti (Danilo Pereira), Vitinha; Soler (Ekitiké), Messi, Mbappé. Técnico: Christophe Galtier.