Topo

Campo fala: Quem está mais perto ou mais longe a 23 dias da Copa do Qatar

Douglas Luiz, volante do Aston Villa, em atuação contra o Brentford (ING) - Neville Williams/Aston Villa FC
Douglas Luiz, volante do Aston Villa, em atuação contra o Brentford (ING) Imagem: Neville Williams/Aston Villa FC

Do UOL, em Santos (SP)

28/10/2022 04h00

Classificação e Jogos

O técnico Tite já tem na cabeça boa parte dos jogadores que irão disputar a Copa do Mundo do Qatar 2022. Porém, algumas vagas ainda não têm dono e serão definidas, segundo o próprio treinador, pelo desempenho dos atletas em seus clubes. O UOL Esporte conta semanalmente como esses candidatos atuaram na rodada.

Tite costuma dizer que "o campo fala" quando é perguntado sobre dúvidas entre um atleta ou outro em suas convocações. A lista final do treinador terá 26 nomes, dos quais ao menos 18 já estão praticamente carimbados no Mundial.

As oito vagas sobressalentes devem se dividir entre: uma ou duas na zaga, uma na lateral direita, uma na lateral esquerda, uma no meio-campo e três ou quarto no ataque. O UOL Esporte lista quem saiu na frente nesta semana de jogos.

Foram bem: Douglas Luiz, David Neres e Pedro

O volante Douglas Luiz foi destaque do Aston Villa na vitória por 4 a 0 sobre o Brentford. Ele deu assistência logo aos dois minutos em jogada ensaiada de escanteio, depois quase marcou em chute forte da entrada da área e ficou perto de anotar um golaço olímpico em cobrança de escanteio. O brasileiro tinha sido expulso no último jogo, mas a comissão de arbitragem avaliou o lance como um erro retirou o cartão que havia sido dado por uma cabeçada flagrada pelo VAR.

Recuperado de lesão, o atacante David Neres saiu do banco de reservas para dar a assistência que deu a vitória ao Benfica no clássico contra o Porto. Na Liga dos Campeões, porém, entrou apenas nos minutos finais.

Já o centroavante Pedro, poupado no fim de semana, atuou os primeiro 45 minutos do jogo contra o Santos e marcou um golaço de letra para abrir caminho para a vitória rubro-negra.

Medianos: Magalhães, Ibañez, Lodi, Telles, Danilo, E. Ribeiro, Jesus, Martinelli e Firmino

O trio do Arsenal passou longe do protagonismo que se acostumou a ter na temporada. Os gunners empataram com o Southampton com o trio entre os titulares e perderam para o PSV (HOL) com time misto, quando Martinelli foi titular e seus xarás entraram na segunda etapa. Gabriel Jesus chegou a ter várias chances na partida da Premier League, mas parou no goleiro rival.

Ibañez foi titular e por pouco não ajudou a Roma a conseguir arrancar um empate do Napoli, equipe sensação na Liga dos Campeões. O gol da vitória foi marcado por Osimhen no fim da partida. O brasileiro, porém, recebeu seu terceiro cartão amarelo consecutivo nas últimas três partidas do italiano. Com uma indisposição, ficou fora do jogo da Liga Europa.

Renan Lodi voltou após lesão no tornozelo e atuou nos minutos finais da vitória do Nottingham Forest sobre o Liverpool. Os Reds tiveram Firmino entre os titulares, mas o brasileiro que faz ótima temporada teve atuação discreta na partida e também na Liga dos Campeões ? quando teria dado uma assistência se Darwin Núñez não tivesse perdido gol incrível.

Alex Telles continua fazendo partidas sólidas no Sevilla e se firmando como favorito para a convocação do dia 7 do próximo mês. Foi titular nas duas partidas: contra o Real, viu Valverde acertar chutaço de fora para marcar belo gol, mas se ?recuperou? com o penúltimo passe para o gol que abriu caminho para a vitória sobre o Copenhague (DIN).

Matheus Cunha foi reservas nas duas partidas do Atletico de Madrid (ESP), chegou até a dar assistência para o gol de Griezmann que deu a vitória sobre o Bétis, mas ficou sumido no meio da zaga com o excesso de cruzamentos dos ?colchoneros? na Liga dos Campeões ? o que, de fato, foge de sua característica.

No Brasil, Danilo não teve atuações destacáveis, mas foi sólido nas vitórias do Palmeiras sobre Avaí e Athletico, enquanto Everton Ribeiro foi discreto nos primeiros 45 minutos da vitória do Flamengo sobre o Santos.

Não foi bem: Emerson Royal e Coutinho

O lateral brasileiro voltou de longa suspensão após a expulsão direta no jogo contra o Arsenal e viu seu time perder para o Newcastle. Na Liga dos Campeões, ficou no banco de reservas e só entrou nos minutos finais. Protagonizou lance que viralizou ao tentar passe "a lá Ronaldinho" e errar. No último lance, quase deu assistência para Kane, mas o lance foi invalidado por impedimento — e ainda assim o brasileiro errou o toque de cabeça e deu sorte da bola desviar no defensor adversário e sobrar para o centroavante.

O meia-atacante segue preterido no Aston Villa, viu Buendía ser o escolhido para a equipe titular após também passar alguns jogos no banco e só entrou nos 20 minutos finais, quando o placar já mostrava 4 a 0 ? atuando sem destaque.

Nem atuaram: Lucas Veríssimo, Bremer, Dani Alves, Gerson e Richarlison

O zagueiro do Benfica, na verdade, entrou em campo, mas pelo time B do Benfica, para recuperar ritmo de jogo. Atuou apenas 45 minutos, o que é normal, e foi para o banco na partida contra a Juventus na Liga dos Campeões. Se quiser a vaga na Copa, vai precisar jogar ao nível principal para convencer Tite.

Bremer se recupera de uma lesão de baixo grau na coxa e não deve mais atuar antes da convocação final de Tite. Richarlison segue tratamento de lesão na panturrilha, mas tem chance de atuar antes do dia 7.

Gerson foi reserva e não entrou nas duas derrotas do Olympique de Marselha no francês e na Liga dos Campeões. Dani Alves não tem mais jogos pelo Pumas, eliminado do torneio mexicano, e treina no Barcelona para manter a forma física.

Quem são os 18 'garantidos'

O UOL Esporte considera já garantidos na lista final de Tite os goleiros Alisson, Ederson e Weverton, o lateral-direito Danilo, o lateral-esquerdo Alex Sandro, os zagueiros Marquinhos, Thiago Silva e Éder Militão, os volantes Casemiro, Fabinho, Fred e Bruno Guimarães, o meia Lucas Paquetá e os atacantes Neymar, Vinicius Jr, Raphinha, Rodrygo e Antony.

Quem são os principais candidatos para as últimas vagas

Nas oito vagas restantes, alguns nomes que fizeram parte do ciclo da Copa do Qatar 2022 ainda brigam por vaga. São eles:

Zagueiros: Lucas Veríssimo, Ibañez, Bremer e Gabriel Magalhães
Laterais: Alex Telles, Renan Lodi, Daniel Alves e Emerson Royal
Volantes: Danilo, Douglas Luiz e Gerson
Meias: Philippe Coutinho e Everton Ribeiro
Atacantes: Richarlison, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha, Firmino, David Neres e Pedro