Topo

Internacional

Inter pode ajudar Palmeiras a ser campeão, mas foca em seus objetivos

Inter pode garantir vaga na fase de grupos da Libertadores se vencer o Ceará - Maxi Franzoi/AGIF
Inter pode garantir vaga na fase de grupos da Libertadores se vencer o Ceará Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/10/2022 04h00

O Palmeiras pode ser campeão do Brasileirão de 2022 hoje (26), sem ir a campo nesta noite. Caso o Internacional não vença o Ceará, às 21h45 (de Brasília), no Beira-Rio, o time de Abel Ferreira, que ontem bateu o Athletico-PR por 3 a 1, poderá comemorar a conquista, desde que o Corinthians também não vença seu jogo contra o Fluminense, em São Paulo. Mas se engana quem pensa que o Colorado não tem objetivos no duelo da capital gaúcha.

A conta para o título palmeirense é simples. Se o Inter perder ou empatar seu jogo, a distância para o Colorado ficará em 12 ou mais pontos, tornando a ultrapassagem impossível nas quatro rodadas que restarão pela frente. O título se confirma se o Corinthians também não vencer o Flu, às 21h45 (de Brasília) de hoje, o que deixaria o cenário idêntico.

Mas não é nada fácil imaginar o tropeço colorado. Além de viver boa fase, o time de Mano Menezes tem se mostrado muito forte quando atua em casa e conta com objetivos de sobra para procurar a vitória.

Mandante forte

Há dez jogos que o Internacional não sabe o que é ser derrotado em casa. No Beira-Rio, a equipe só perdeu uma vez em todo Brasileirão, para o Botafogo, em junho. Neste período de invencibilidade foram oito vitórias e dois empates. Quem segurou o ímpeto vermelho foram: Red Bull Bragantino (0 a 0) e o São Paulo (3 a 3).

Recorde de invencibilidade

Considerando partidas em qualquer praça, o Inter não perde há 12 jogos. A marca atingida por Mano iguala o recorde de Abel Braga, que levou a equipe aos mesmos 12 compromissos sem perder entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021. São os maiores períodos de invencibilidade do Colorado na era do Brasileiro de pontos corridos com 20 equipes.

Inter olha Libertadores

Se por um lado, a vitória do Palmeiras foi ruim na briga pelo título, na disputa por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores foi boa para o Inter. Como o Athletico foi derrotado, basta que o Colorado vença seu jogo para estar matematicamente confirmado na 'fase quente' da Libertadores do ano que vem, atingindo com antecipação a meta que resta no campeonato.

Recorde de pontos

O Inter também tem outro objetivo até o fim do Brasileiro: quebrar seu recorde de pontos. Considerando apenas a era dos pontos corridos com 20 participantes no campeonato, o Colorado nunca somou mais de 70 pontos. Com 61 já na conta e mais 15 em disputa, poderá tornar 2022 uma campanha para sua história.

O Ceará também não ajuda...

Se os palmeirenses poderiam ficar menos otimistas olhando os objetivos e feitos que o Inter espera atingir, a esperança seca um pouco mais ao analisar o rendimento do Ceará. O Vozão não vence há sete jogos. Considerando apenas jogos fora de casa, são dez partidas sem superar seus adversários. Neste período, pelo menos teve seis empates, resultado que daria o título ao Palmeiras.

FICHA TÉCNICA:

INTERNACIONAL x CEARÁ
Competição:
Campeonato Brasileiro - 34ª rodada
Data e hora: 26 de outubro de 2022 (quarta-feira), às 21h45 (de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Ramon Abati Abel (SC)
Auxiliares: Eder Alexandre e Thiaggo Americano Labes (ambos de SC)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP)

INTERNACIONAL: Keiller; Bustos, Moledo, Vitão e Renê; Johnny, De Pena, Edenilson (Mauricio), Pedro Henrique e Alan Patrick; Alemão. Técnico: Mano Menezes

CEARÁ: João Ricardo; Messias, Luiz Otávio e Gabriel Lacerda; Nino Paraíba, Fernando Sobral, Guilherme Castilho, Vina e Bruno Pacheco; Lima e Jô. Técnico: Lucho González

Internacional