Topo

Courtois é eleito melhor goleiro na Bola de ouro; Mané leva Prêmio Sócrates

Thibaut Courtois, goleiro do Real Madrid, na Bola de Ouro 2022 -  FRANCK FIFE / AFP
Thibaut Courtois, goleiro do Real Madrid, na Bola de Ouro 2022 Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Do UOL, em São Paulo

17/10/2022 15h55

Na tarde de hoje (17), foi realizada na França a premiação da Bola de Ouro, promovida pela revista France Football. Thibaut Courtois foi quem venceu o Troféu Yashin, de melhor goleiro da temporada.

O arqueiro do Real Madrid foi um dos grandes nomes do clube merengue na conquista da última Liga dos Campeões, inclusive na final contra o Liverpool.

O belga disputava o Troféu Yashin com os brasileiros Ederson, do Manchester City, e Alisson, do Liverpool, e Mendy, do Chelsea, e Maignan, do Milan.

A ordem dos goleiros:

  1. Courtois (Real Madrid)
  2. Alisson (Liverpool)
  3. Ederson (Manchester City)
  4. Mendy (Chelsea)
  5. Maignan (Milan)

Prêmio Sócrates - Sadio Mané

Esta edição foi a estreia do 'Prêmio Sócrates', que é reservado para os jogadores envolvidos em causas sociais.

O grande ganhador deste troféu foi o senegalês Sadio Mané. "Às vezes é muito difícil, mas eu faço o que posso pelo meu povo, para melhorar as coisas", disse.

O nome de Sócrates, que morreu em 2011, foi escolhido pela France Football por causa do envolvimento do volante na 'Democracia Corintiana' que teve a luta pelo fim da ditadura militar no Brasil como uma das principais bandeiras.

"O Sócrates sempre acreditou no poder mobilizador e transformador do esporte para tornar a sociedade mais igualitária. Ele demonstrou isso como jogador através de sua luta pela redemocratização do Brasil durante a experiência revolucionária da democracia corintiana. Onze anos após sua morte, ele continua sendo o símbolo do campeão comprometido com um mundo mais justo", disse Raí quando soube da criação do prêmio.

Troféu Kopa - Gavi

O jogador do Barcelona, de 18 anos, venceu o prêmio destinado ao melhor jogador sub-21 da Europa.

"É um orgulho para mim receber esse prêmio. Quero agradecer a minha família, ao Barcelona, companheiros. E todos os treinadores que me deram oportunidade de jogar. Graças a isso estou aqui. Obrigado a todos", disse ao receber o troféu.

O Troféu Kopa fica com o clube catalão pelo segundo ano seguido. Antes de Pedri (2021), haviam vencido De Ligt (2019) e Mbappé (2018).

A lista com os 20 melhores atletas desta temporada foi totalmente dominada por jogadores europeus e não contou com nenhum jogador sul-americano, algo inusitado na história da premiação.

Troféu Gerd Müller - Lewandowski

O grande artilheiro da temporada foi Robert Lewandowski, que marcou 51 gols no ano.

" Estou muito feliz de estar aqui e muito orgulhoso também. Não somente por receber esse troféu, mas pelo nome dele. Gerd foi uma inspiração enorme para mim. Mesmo antes da temporada, eu queria estar próximo a ele, quebrar uns recordes. Isso sempre foi um desafio enorme. Sei o que isso significa. Não só pelo futebol que jogava, mas pela pessoa que era também. Muito emocionante", disse Lewa.

Essa foi outra mudança na premiação foi a inclusão do nome de Gerd Müller ao troféu entregue ao artilheiro do ano. O atacante alemão, que morreu no ano passado aos 75 anos, venceu a Bola de Ouro em 1970.

Outros prêmios do evento

Bola de Ouro - Alexia Putellas

A jogadora do Barcelona venceu o prêmio pelo segundo ano seguido.

"Estou muito feliz de voltar aqui. Um ano atrás, quando conseguimos ganhar o primeiro prêmio, eu me propus a tentar melhorar este ano para poder estar a serviço da equipe e ter essa recompensa é uma coisa que me orgulha muito. Sem minhas companheiras não seria possível. Aprecio muito a presença delas, ser companheira delas. Agradecer também ao corpo técnico, que me faz ser melhor a cada dia", disse Putellas.

Clube do Ano - Manchester City

O Manchester City levou o troféu de melhor clube da temporada. A equipe inglesa conquistou a Premier League em 2021/22, Fez 99 gols no ano e o time teve cinco nomes entre os 30 melhores jogadores, além de Lucy Bronze no feminino.

Para receber a premiação, os dirigentes do Manchester City sobiram ao palco acompanhados de Ederson e Kevin de Bruyne.

"Estou no time há oito anos. Virou uma família e uma filosofia de unir as pessoas. Tentando jogar da maneira certa, inspirando crianças a jogarem assim. Tem sido muito emocionante. Ainda não ganhamos a Champions, mas somos orgulhosos pela maneira que atuamos como time", disse De Bruyne.

Bola de Ouro - Karim Benzema

Sem nenhuma surpresa, o jogador do Real Madrid venceu o prêmio pela primeira vez.

O craque francês foi um dos grandes nomes do clube merengue na temporada em que a equipe conquistou a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol.

"Muito obrigado. Ver isso aqui diante de mim é um orgulho. Estou lembrando de quando era pequenininho. Todo o trabalho que eu nunca larguei. Era um sonho de criança. Cresci com isso na minha cabeça e tive motivação com dois exemplos na vida. Zidane e Ronaldo. Muito trabalho, não largar nada. Treinar sempre mais e sempre manter o sonho na cabeça. Tudo é possível", disse Benzema.