Topo

Juiz de Brasil x Tunísia já expulsou e foi alvo de Neymar: 'Quis aparecer'

Neymar sendo expulso pelo árbitro Ruddy Buquet durante um Olympique x PSG - Xavier Laine/Getty Images
Neymar sendo expulso pelo árbitro Ruddy Buquet durante um Olympique x PSG Imagem: Xavier Laine/Getty Images

Thiago Arantes

Do UOL e colaboração para o UOL, em Paris (FRA)

27/09/2022 04h00

Classificação e Jogos

O amistoso desta terça-feira contra a Tunísia é a última partida da seleção brasileira antes da Copa do Mundo do Qatar e marcará o reencontro de Neymar com um antigo desafeto. O árbitro do confronto, Ruddy Buquet, já expulsou o camisa 10 do PSG em uma partida e recebeu críticas pesadas

Foi em 22 de outubro de 2017, no empate por 2 a 2 entre PSG e Olympique de Marselha. A expulsão foi a primeira de Neymar com a camisa do clube francês e aconteceu aos 43 minutos do segundo tempo.

O meia-atacante sofreu uma falta do argentino Lucas Ocampos e, ao se levantar, deu uma trombada no adversário. O lance rendeu o segundo cartão amarelo ao camisa 10 e a consequente expulsão.

Neymar reagiu com ironia ao cartão vermelho. Ainda dentro de campo, com as mãos na cintura, sorriu para o árbitro francês, numa imagem que viralizou muito na época. Depois da partida, disse que o cartão foi injusto e criticou o juiz.

"Acho que foi exagerada, sim. E injusta. Passei o jogo inteiro apanhando bastante, tenho muitas marcas pelo corpo. Foi um lance em que tentei continuar depois de sofrer falta. Fiquei irritado com o golpe por trás. Por isso, tomei satisfação: 'Pô, tá doido, por trás ainda, com jogo parado?' O cara valorizou, e eu fiz o que o árbitro queria, que era me expulsar e aparecer mais que os jogadores", disse.

Árbitro da Federação Francesa, Ruddy Buquet apitou outros 14 jogos de Neymar, seja no Campeonato Francês ou nas copas nacionais. Distribuiu cartões amarelos ao brasileiro em cinco partidas, sendo a última em abril.

Neymar tomou cartão amarelo no amistoso da última sexta-feira contra Gana por causa de uma falta cometida aos 31 minutos do segundo tempo. Ele também levou amarelo no amistoso anterior, quando o Brasil enfrentou o Japão em junho. No total de 28 jogos desde a Copa do Mundo da Rússia com a Amarelinha foram oito cartões amarelos.

Brasil e Tunísia se enfrentam hoje (27), às 15h30 (de Brasília), no estádio Parque dos Príncipes, em Paris.

Veja a expulsão de Neymar em 2017: