Topo

Jornal: Barcelona se reúne com agentes de Endrick e quer atacante em 2024

Cria da base palmeirense é acompanhada de perto por grandes clubes europeus  - Reprodução/Instagram @endrick
Cria da base palmeirense é acompanhada de perto por grandes clubes europeus Imagem: Reprodução/Instagram @endrick

Colaboração para o UOL, em Salvador

22/09/2022 11h03

O Barcelona já teve uma primeira reunião com representantes do jovem atacante Endrick, de 16 anos, cria da base do Palmeiras e principal revelação do futebol brasileiro em 2022. A informação é do jornal Sport e, segundo a publicação, dirigentes do clube se reuniram com agentes ligados ao jogador, que viajaram de São Paulo à Catalunha para ouvir o projeto do Barça para a contratação da joia palmeirense.

Na reunião, de acordo com a publicação, os dirigentes do Barcelona colocaram Endrick como principal objetivo no mercado brasileiro, no intuito de sair na frente da concorrência em uma eventual disputa com outros grandes europeus. A avaliação do clube é que o atacante tem potencial para ser um dos principais nomes do futebol mundial em médio prazo.

A ideia do Barça é contar com Endrick a partir da temporada 2024, quando o atacante completa 18 anos. A operação seria semelhante à feita pelo Real Madrid com Vinícius Júnior, comprado junto ao Flamengo antes de atingir a maioridade. O Sport destaca ainda que a cria do Palmeiras vem sendo monitorada de perto e passou por todos os filtros esportivos do "scouting" do Barcelona.

No último domingo (18), Endrick foi relacionado pela primeira vez para o time profissional do Palmeiras, na vitória por 1 a 0 no clássico sobre o Santos. Mas não saiu do banco. Há dois meses, ele assinou seu primeiro contrato profissional com o clube, de três anos e com multa rescisória de 60 milhões de euros (mais de R$ 300 milhões).

O interesse do futebol europeu e os valores envolvidos numa possível transação não vêm à toa. Só em 2022, Endrick já conquistou três títulos pelas categorias de base, dois pelo Palmeiras e um pela seleção brasileira. Sempre como protagonista, o atacante foi campeão da Copinha, da Copa do Brasil sub-17 e do Torneio de Montaigu, na França, com a seleção brasileira sub-17.

Concorrência do PSG

O Barcelona não é o único grande clube europeu que já deu o primeiro passo para contratar Endrick. Segundo o Sport, o PSG pretende contar com o jogador e também deve iniciar conversas com o Palmeiras até o final da temporada.

A publicação ressalta que, em seu processo de consolidação mundial, o PSG tem um projeto de captação global de promessas que tem como centro justamente os mercados brasileiro e sul-americano.

A contratação de Endrick se encaixaria nessa nova fase do clube, não apenas focado em grandes aquisições como Neymar e Messi, mas no desenvolvimento de jovens jogadores.