Topo

Santos

Santos espera definir técnico e diretor antes de enfrentar o Athletico

Andres Rueda, presidente do Santos, na Vila Belmiro - PEDRO ERNESTO GUERRA AZEVEDO
Andres Rueda, presidente do Santos, na Vila Belmiro Imagem: PEDRO ERNESTO GUERRA AZEVEDO

Do UOL, em Santos (SP)

19/09/2022 04h00

O Santos espera definir o técnico e o diretor até enfrentar o Athletico, na Vila Belmiro. Por conta da Data Fifa, a partida da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro será realizada apenas no dia 27.

Sobre o comando técnico, o Peixe ainda avalia se contratará um profissional de mercado ou se efetivará Orlando Ribeiro, do sub-20. Ele estreou na derrota para o Palmeiras por 1 a 0, no Allianz Parque.

Orlando vai bem nas categorias de base e chamou a atenção do elenco pela leitura tática e segurança no seu trabalho. A efetivação, porém, ainda divide opiniões na diretoria.

O único técnico que o Santos procurou de fato foi o argentino Sebastián Beccacece e a resposta foi negativa. O departamento de inteligência do clube traçou alguns perfis e disponibilizou ao presidente Andres Rueda para avaliação. Alguns contatos iniciai foram feitos, mas nada avançou.

Em relação ao departamento de futebol, a visão é diferente. Rueda e seus pares creem que o Santos precisa de um executivo. A tentativa recente e frustrada foi a de Vanderlei Luxemburgo. Em julho, Ricardo Moreira, Paulo Bracks e Leão também recusaram.

O problema é a resistência dos profissionais em assumir o Santos no decorrer da temporada. Outro ponto negativo é a cultura do Peixe de demitir dirigentes. Só nessa gestão, passaram Felipe Ximenes, Jorge Andrade, André Mazzuco, Edu Dracena e Newton Drummond.

Andres Rueda e o Comitê de Gestão esperam encontrar um diretor nos próximos dias para escolher pela efetivação de Orlando Ribeiro ou a chegada de um novo técnico. Antes de Lisca, a gestão de Rueda teve Cuca, Ariel Holan, Fernando Diniz, Fabio Carille e Fabián Bustos.

Com três derrotas consecutivas, o Santos caiu para a 11ª colocação do Brasileirão, com 34 pontos. O Peixe está a 10 pontos do G-6 e a seis da zona do rebaixamento.

Santos