Topo

Ceará constrói vantagem no primeiro tempo e vence o Santos pelo Brasileirão

Zé Roberto, do Ceará, comemora seu gol contra o Santos no Brasileirão - Lucas Emanuel/AGIF
Zé Roberto, do Ceará, comemora seu gol contra o Santos no Brasileirão Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Colaboração para o UOL, em Maceió

10/09/2022 18h26

O Ceará venceu o Santos por 2 a 1 na tarde deste sábado (10), no Castelão, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe construiu a vantagem ainda no primeiro tempo, com Guilherme Castilho e Zé Roberto, enquanto Marcos Leonardo diminuiu para os visitantes.

Com o resultado, o Vovô é o 12º, com 31 pontos, enquanto o Peixe é o 10º, com 34. As equipes só voltam a jogar no próximo fim de semana, também pelo Brasileirão. O Ceará enfrenta o São Paulo fora de casa no domingo (18), às 16h, enquanto o Santos enfrenta o Palmeiras no mesmo dia, às 18h30. Na saída de campo Marcos Leonardo falou ao Premiere sobre o clássico e como aliviar a pressão sobre o time e, principalmente, o técnico Lisca, vaiado já na derrota passada para o Goiás, na Vila.

Tem que ganhar, somar pontos. Sei que é na casa deles, mas não importa onde. Temos que ganhar."

Marcos Leonardo, atacante do Santos, sobre o clássico contra o Palmeiras

Ceará constrói vantagem no primeiro tempo

Não demorou muito para que o Ceará fosse para o ataque com força total. Aos seis minutos, Nino Paraíba construiu uma boa jogada e deixou Guilherme Castilho sozinho, de frente para o goleiro João Paulo. Foi preciso só um toque para desviar e balançar a rede.

O Santos até tentou se recuperar após o lance, mas o time enfrentou dificuldades para levar perigo ao gol defendido por João Ricardo. A superioridade do Ceará se provou aos 29, numa falha da equipe paulista.

Eduardo Bauermann tentou recuar para o goleiro, mas não viu que Zé Roberto vinha fechando pelo meio. O atacante do Ceará herdou a bola e aumentou o placar para os donos da casa. No fim do primeiro tempo, os jogadores do Santos se reuniram antes de retornar ao vestiário.

Santos diminui no começo do segundo tempo

Apesar da vantagem no placar, o Ceará não se acanhou. Aos dois minutos, Guilherme Castilho chutou bem de fora da área e obrigou João Paulo a fazer uma boa defesa.

Pelo lado do Santos, Lisca fez três mudanças para tentar mudar o panorama do jogo. Aos cinco, Luan tentou uma finalização meio torta. No minuto seguinte, Felipe Jonatan cruzou rasteiro dentro da grande área e o zagueiro Gabriel Lacerda, do Ceará, desviou a bola, que bateu na trave.

Aos onze, o Santos diminuiu o placar com Marcos Leonardo. Pressionado por Soteldo, Richard errou na hora de recuar a bola e o atacante aproveitou a chance para descontar.

Depois do gol, no entanto, a partida ficou mais morna. Os jogadores do Ceará passaram a cadenciar mais o ritmo, além de interromper a partida com João Ricardo e Guilherme Castilho, que alegaram sentir dores.

Quem foi bem

Guilherme Castilho, Zé Roberto e Marcos Leonardo se mostraram oportunistas no jogo e marcaram os gols. Eles participaram de outras jogadas, mas sem grandes chances.

Quem foi mal

Eduardo Bauermann e Richard. Ambos tentaram recuos que deram errado e que ocasionaram os gols dos adversários.

FICHA TÉCNICA

Ceará 2 x 1 Santos
Motivo: 26ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 10/09/2022
Local: Castelão
Hora: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Braúlio da Silva Machado (SC-FIFA)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Éder Alexandre (SC)
Árbitro de vídeo (VAR): Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Nino Paraíba (CEA), Richardson (CEA), Richard (CEA), Eduardo Bauermann (SAN), Lucas Pires (SAN), Camacho (SAN)
Cartões vermelhos:
Gols: Guilherme Castilho (CEA), aos 6' do 1º tempo (1-0); Zé Roberto (CEA), aos 29' do 1º tempo (2-0), Marcos Leonardo (SAN), aos 11' do 2º tempo (2-1)

Ceará: João Ricardo; Nino Paraíba (Michel), Messias, Gabriel Lacerda e Bruno Pacheco; Richard (Geovane), Richardson (Vásquez) e Guilherme Castilho (Fernando Sobral); Lima, Mendoza e Zé Roberto (Dentinho). Técnico: Lucho González.

Santos: João Paulo; Madson (Nathan), Maicon, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan (Bruno Oliveira); Camacho, Zanocelo (Lucas Pires) e Carabajal (Luan); Lucas Braga (Tailson), Soteldo e Marcos Leonardo. Técnico: Lisca.