Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

PSG vence Juventus com gols de Mbappé e assistência 'de cinema' de Neymar

Mbappé comemora gol pelo PSG no duelo contra a Juventus pela Liga dos Campeões - FRANCK FIFE/AFP
Mbappé comemora gol pelo PSG no duelo contra a Juventus pela Liga dos Campeões Imagem: FRANCK FIFE/AFP

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

06/09/2022 17h52

Se fora de campo há rumores sobre um possível desentendimento entre Neymar e Mbappé, dentro dele os problemas passam longe. Na estreia do PSG na Liga dos Campeões 2022/23, hoje (6), no Parque dos Príncipes, a dupla brilhou contra a Juventus e foi o grande destaque da vitória por 2 a 1 no duelo da primeira rodada do Grupo H.

Em noite inspirada, Neymar precisou de cinco minutos para tirar um passe espetacular da cartola para o também inspirado Mbappé abrir o placar no Parque dos Príncipes. O francês ampliou com mais um belo gol em chute de primeira, ainda na etapa inicial, após tabela com Hakimi.

Na segunda etapa, Mbappé poderia ter matado o jogo, mas tentou o hat-trick em vez de servir Neymar, perdeu o gol e, na sequência, viu a Juventus diminuir de cabeça. O time italiano cresceu no jogo, mas a reação ficou nisso, e o PSG largou bem em mais uma missão para conseguir o inédito troféu da Champions.

Os times do grupo H voltam a campo pela Champions League já na semana que vem, na quarta-feira (14). A Juventus recebe o Benfica na Juventus Arena, enquanto o PSG faz visita ao Maccabi Haifa, em Israel.

Passe (e gol) de cinema

Mbappé abraça Neymar na comemoração de gol pelo PSG no duelo contra a Juventus pela Liga dos Campeões. 06/09/2022 - ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP - ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP
Imagem: ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP

O gol de Mbappé com assistência de cinema de Neymar, marcado logo aos 5min de jogo, é daqueles para serem vistos e revistos. Pela esquerda, o francês tocou para o brasileiro e correu pra receber; Neymar deu uma cavadinha perfeita entre os adversários e encontrou o companheiro em ótimas condições para encher o pé e abrir o placar.

Mbappé 'on fire'

O atacante francês não estava para brincadeira no Parque dos Príncipes. Aos 21min, pela direita do campo, ele recebeu de Vitinha, fez uma tabela mais do que rápida com Hakimi e, em mais uma finalização de primeira dentro da área, ampliou para o Paris Saint-Germain.

Mbappé é fominha, e Juve reage

Mbappé estava com crédito, mas perdeu uma grande chance de, em um rápido contra-ataque iniciado por Messi, ampliar o placar ou, na melhor das opções, servir Neymar livre para o brasileiro fazer o terceiro. Foi fominha e, logo na sequência, Donnaruma saiu mal em escanteio e McKennie cabeceou para diminuir, aos 8min do segundo tempo.

A Juventus acordou, mas Donnaruma se redimiu e evitou o que seria o gol de empate de Vlahovic, com linda cabeça aos 10min. A reação do time italiano, porém, foi cessando aos poucos, e o PSG fez o que precisava para estrear na Champions com o pé direito.

Faltou pouco para Neymar

Só faltou mesmo o gol para Neymar, que teve uma atuação de encher os olhos em Paris. Além da assistência espetacular para Mbappé, foram frequentes passes de efeito que ajudaram a clarear muitas das chances de perigo do PSG. Aos 44, após bate-rebate na área, a bola apareceu açucarada para o brasileiro, que soltou a bomba. Mas Perin fez grande defesa e evitou o gol do brasileiro.

Messi não é decisivo, mas vai bem

Depois de um primeiro tempo discreto, Lionel Messi acordou na etapa final e mostrou que ainda tem muita lenha para queimar. Apesar de não ter participado diretamente dos gols do PSG, ele encheu os olhos do torcedor com dribles, assistências e o usual toque de classe dos tempos de Barcelona.

Números expressivos

Os números do trio Messi, Mbappé e Neymar na temporada só crescem —e impressionam. Agora, são 22 gols em oito partidas, sendo nove do francês, nove do brasileiro e quatro de Lionel Messi.

Ficha técnica

PSG 2 x 1 Juventus

Competição: Liga dos Campeões, fase de grupos
Data: 06/09/2022 (terça-feira)
Local: Parque dos Príncipes, em Paris (FRA)
Horário: 16h (de Brasília)
Cartões amarelos: Sergio Ramos (PSG), Bremer, Miretti, Danilo (Juventus)
Gols: Mbappé, aos 5min e aos 21min do primeiro tempo, McKennie, aos 8min do segundo tempo

PSG: Donnarumma, Sergio Ramos, Marquinhos e Kimpembe; Hakimi (Mukiele), Verratti (Renato Sanches), Vitinha (Danilo Pereira) e Nuno Mendes; Messi (Soler), Neymar e Mbappé. Técnico: Christophe Galtier

Juventus: Perin, Bremer, Bonucci e Danilo; Paredes, Rabiot (Kean), Miretti (McKennie), Cuadrado (De Sciglio) e Kostic; Vlahovic e Milik (Locatelli). Técnico: Massimiliano Allegri