Topo

Libertadores - 2022

Algoz do Palmeiras foi problema no Inter e marcou do meio-campo no Botafogo

Alex Santana, do Athletico, celebra gol marcado sobre o Palmeiras em jogo válido pela semifinal da Libertadores - Heuler Andrey/Getty Images
Alex Santana, do Athletico, celebra gol marcado sobre o Palmeiras em jogo válido pela semifinal da Libertadores Imagem: Heuler Andrey/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

01/09/2022 04h00

Alex Santana foi o autor do gol da vitória do Athletico Paranaense sobre o Palmeiras, terça-feira (30), em duelo de ida da semifinal da Libertadores. O meio-campista de 27 anos chegou ao Furacão por 2,5 milhões de euros (R$ 13 milhões na cotação atual) egresso do Ludogorets, da Bulgária. Antes disso, porém, foi afastado por indisciplina no Inter e fez um golaço do meio-campo quando atuava pelo Botafogo.

A carreira de Alex Santana começou na base do Paulista e durante a formação ele chegou ao Colorado. Pelo Internacional, ele começou a participar de jogos ainda em 2013, quando recebeu a primeira oportunidade no segundo tempo do jogo contra o Flamengo pelo Brasileirão.

Mas em Porto Alegre sua trajetória sempre foi acidentada. Foram poucas oportunidades até começarem os empréstimos. Primeiro ao Criciúma, depois para o Guarani e em seguida ao Paraná, onde conseguiu destaque.

Em 2017, quando participou da Série B pela primeira vez em sua história, o Colorado resolveu romper o vínculo de empréstimo que Alex tinha no clube paranaense. Em junho, exigiu seu regresso ao Beira-Rio para ser aproveitado.

Mas a frequência não foi a esperada pelo atleta. Guto Ferreira o utilizou em apenas um jogo e isso gerou irritação no atleta, que simplesmente faltou em um treinamento e não deu qualquer justificativa. A ausência desencadeou o processo de sua saída do Colorado, que não foi facilitada.

O Inter percebeu na conduta uma estratégia para tentar voltar ao Paraná. Alex estava 'forçando' sua saída. Então o clube o rebaixou ao time sub-23, que treinava no CT de Alvorada, na região metropolitana de Porto Alegre. Durante a 'geladeira', em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, pediu uma nova chance.

"O Inter é onde eu comecei a jogar, é um dos principais clubes do Brasil e do mundo e farei de tudo para demonstrar que posso ajudar. Quem me conhece sabe que sou um profissional exemplar, um cara de grupo, mas acabei pecando pelo excesso de vontade e pela imaturidade", disse.

Ainda que tenha sido reintegrado um mês mais tarde, Santana não foi aproveitado com frequência, e em 2018 foi novamente emprestado ao Paraná. Depois, jamais atuou novamente com a camisa do Inter, encerrando sua passagem pelo Sul com apenas seis partidas na equipe de cima.

Em 2019, Santana voltaria ao Colorado, clube com o qual possuía contrato. Mas o interesse do Botafogo mudou seu destino. Como o Inter pretendia a chegada de Rodrigo Lindoso, as direções entraram em acordo para troca. Cada equipe manteve um percentual sobre o atleta que tinha liberado.

Golaço do meio-campo e Yaya Santana

Foi no Rio de Janeiro que Alex Santana atingiu o ápice atuando no Brasil. Pelo Botafogo, marcou 10 gols e deu uma assistência em 42 jogos logo na primeira temporada. E um dos feitos foi marcante. Pela Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia, bateu do meio de campo e encobriu o goleiro adversário.

A capacidade de atacar e defender aliada aos bons chutes de fora da área renderam até um apelido ao meio-campista: Yaya Santana. A alusão ao ex-jogador marfinense com passagens por Barcelona e Manchester City, Yaya Touré, foi obra de Erik, colega de time.

No fim de 2019, Inter e Botafogo mudaram os termos do acordo e trocaram outro percentual dos jogadores. Cada um ficou com só 10% do atleta que havia cedido.

Titular do time, Alex manteve status relevante na temporada seguinte e tinha marcado um gol em 11 partidas quando foi comprado pelo Ludogorets, da Bulgária, por 780 mil euros (R$ 4 milhões na cotação atual). O Colorado recebeu apenas 10% do valor.

Na Europa, Alex Santana conquistou títulos e disputou competições continentais, como as fases iniciais da Liga dos Campeões e a Liga Europa. Até julho, quando o Athletico finalizou sua contratação.

No duelo de ida da semifinal contra o Palmeiras, o jogador não apenas marcou o gol decisivo, que coloca seu time em vantagem para ir à final da Libertadores, mas também foi eleito craque da partida pela Conmebol.

O jogo de volta entre Athletico e Palmeiras está marcado para a próxima terça-feira (6), no Allianz Parque. O Rubro-Negro joga por qualquer vitória ou empate. Se o Verdão vencer por um gol de diferença, leva a decisão para os pênaltis. Margem de dois ou mais dá ao time de Abel Ferreira a chance de brigar pelo tricampeonato da competição de clubes mais importante do continente.