Topo

Francês - 2022/2023

PSG vence o Toulouse pelo Francês com gol de Neymar e Messi 'garçom'

Neymar manda beijo após fazer o 7º gol pelo PSG no Campeonato Francês 2022/23 - STEPHANE MAHE/REUTERS
Neymar manda beijo após fazer o 7º gol pelo PSG no Campeonato Francês 2022/23 Imagem: STEPHANE MAHE/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

31/08/2022 17h53

O Paris Saint-Germain voltou a vencer no Campeonato Francês. Na tarde de hoje (31), o time parisiense se impôs e venceu o Toulouse por 3 a 0. Neymar abriu o placar no primeiro tempo e Mbappé e Bernat ampliaram, já na etapa final. Messi foi o garçom do jogo, com duas assistências.

Com o resultado, o PSG chega a 13 pontos e segue na liderança da competição. O time tem quatro vitórias e um empate após cinco jogos na Ligue 1.

Na próxima rodada do Campeonato Francês, o PSG visita o Nantes. O confronto acontece no sábado (3), às 16h (de Brasília), porque, na outra terça-feira (6), os franceses estreiam na Liga dos Campeões contra a Juventus.

Messi se destaca como garçom

O argentino estava em jornada iluminada. Além de obrigar o goleiro do Toulouse a fazer pelo menos quatro defesas difíceis, sendo uma delas em cobrança de falta no ângulo, o camisa 30 foi o garçom do PSG. Primeiro, colocou Neymar na cara do gol. Em seguida, limpou a defesa e serviu Mbappé.

Quem foi mal: Dallinga

O Toulouse precisava ser cirúrgico para ter alguma chance diante do PSG. A estratégia não funcionou porque o time não soube aproveitar os espaços no contra-ataque. O atacante Dallinga desperdiçou duas chances no primeiro tempo e acabou substituído na etapa final.

Mbappé, Messi, Neymar: trio assina 1º gol

Dupé era o destaque após 30 minutos de bola rolando. O goleiro do Toulouse fez quatro defesas difíceis, duas em chutes colocados de Messi, e garantia o 0 a 0 para o time da casa. Até que o trio galáctico do PSG entrou em ação e desmanchou a defesa em uma triangulação rápida.

Mbappé deu um passe para Messi, que encontrou Neymar. O camisa 10 recebeu dentro da área e deslocou o goleiro para abrir o placar. Inicialmente, o auxiliar anotou impedimento, corrigido com ajuda do VAR. O brasileiro estava em posição legal quando recebeu o passe do argentino.

Neymar segue 100% no Francês

Neymar, do PSG, na partida contra o Toulouse, pelo Campeonato Francês - Valentine CHAPUIS / AFP - Valentine CHAPUIS / AFP
Imagem: Valentine CHAPUIS / AFP

Não perca as contas. Neymar fez mais um gol no Campeonato Francês e, agora, tem sete tentos na competição em 2022/23. O brasileiro balançou a rede em todos os cinco jogos do PSG no torneio e soma, também, seis assistências. Hoje, ele deixou o gramado aos 22 do segundo tempo, para a entrada de Ekitiké.

PSG se impõe

O Paris Saint-Germain fez valer a diferença entre os times e dominou o Toulouse mesmo jogando fora de casa. A equipe da capital teve mais de 70% de posse de bola no primeiro tempo e 'alugou' o campo de ataque. O goleiro Dupé teve muito trabalho, fez pelo menos nove defesas difíceis e evitou um placar mais elástico com o selo do trio Neymar, Messi e Mbappé.

Toulouse incomoda no contra-ataque

Enquanto tentava segurar o poderoso ataque do PSG, o Toulouse até conseguiu levar perigo ao gol de Donnarumma. Em contra-ataques, principalmente na etapa inicial, os mandantes tiveram mais de uma chance para balançar a rede. Nos minutos finais, a equipe tentou ir à frente, mas foi neutralizada pela zaga parisiense.

Cronologia do jogo

Neymar abriu o placar aos 38 minutos do primeiro tempo. O brasileiro recebeu passe de Messi dentro da área e tocou na saída do goleiro. No início da etapa final, aos 4 minutos, Messi recebeu em velocidade, driblou um zagueiro e rolou para trás. Mbappé finalizou e ampliou a vantagem dos visitantes. Nos minutos finais, Bernat pegou rebote de chute de Mbappé e ampliou para o PSG.

FICHA TÉCNICA

TOULOUSE 0 X 3 PSG

Competição: Campeonato Francês, quinta rodada
Data e horário: 31 de agosto de 2022 (quarta-feira), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Municipal de Toulouse
Árbitro: Hakim Ben El Adj
Auxiliares: Gwenael Pasqualotti e Huseyin Ocak
Cartões Amarelos: Rafael Ratão (Toulouse);

Gols: Neymar, aos 38' 1ºT, Mbappé, aos 4' 2ºT, e Bernat, aos 44' 2ºT

TOULOUSE: Dupé; Desler, Nicolaisen (Logan Costa), Rouault, Diarra; Spierings, Zandén (Sylla), Van den Boomen (Dejaegere); Aboukhlal (Chaibi), Rafael Ratão e Dallinga (Onaiwu). Técnico: Philippe Montanier.

PSG: Donnarumma; Sergio Ramos, Marquinhos, Danilo Pereira; Mukiele, Verratti (Renato Sanches), Vitinha (Zaire-Emery), Nuno Mendes (Bernat); Messi (Hakimi), Neymar (Ekitiké) e Mbappé. Técnico: Christophe Galtier.