Topo

Revanches e ex em campo: 6 jogos imperdíveis da fase de grupos da Champions

Troféu da Liga dos Campeões da Uefa - Lukas Schulze/Getty
Troféu da Liga dos Campeões da Uefa Imagem: Lukas Schulze/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

26/08/2022 04h00

O sorteio de ontem (24) da Uefa definiu os confrontos da fase de grupos da Liga dos Campeões 22/23. Agora, os clubes conhecem seus adversários e darão início às preparações visando a tão sonhada conquista da Europa. São cerca de duas semanas até a estreia nesta etapa do torneio, marcada para o 6 de setembro.

E o chaveamento já colocou grandes equipes para duelarem buscando uma vaga no mata-mata da Champions. Por isso, o UOL Esporte separou os jogos que são imperdíveis nesta fase, alguns com possibilidades de revanches históricas e outros com muito perigo de 'Lei do Ex'. Confira a lista:

Bayern de Munique x Barcelona x Inter de Milão

O Grupo C reuniu três potências europeias, e só duas avançarão de fase.

Atuais campeões da Alemanha e cabeças de chave, os Bávaros reeditarão o duelo contra o Barça, visto que as equipes se enfrentaram pela fase de grupos da edição passada. Na ocasião, o Bayern saiu com a vitória em ambos os jogos pelo mesmo placar: 3 a 0. O time espanhol sequer se classificou.

Além disso, na Champions 19/20, as equipes disputaram as quartas de final e os alemães golearam os Culés por 8 a 2. Há, inclusive, um retrospecto desfavorável aos catalães.

De acordo com registros da plataforma 'O Gol', o Barcelona só venceu o adversário duas vezes em 13 jogos, somando ainda dois empates e nove derrotas. Nesta temporada, a equipe comandada por Xavi terá a possibilidade de reverter esse cenário e de vingar os reveses, agora contando com Robert Lewandowski.

Já o histórico entre Bayern e Inter de Milão é mais equilibrado: foram três vitórias para cada e um empate. O duelo mais recente entre as equipes aconteceu na temporada 2011, nas oitavas da Champions, com os italianos avançando de fase.

Vice-campeã da Itália na temporada passada, a Internazionale conta com o retorno do artilheiro Lukaku para brigar por títulos e fazer frente aos dois adversários no torneio continental. Por tudo o que a história já proporcionou e pelo significado que a Champions tem para as equipes, os duelos entre Bayern, Barça e Inter precisam estar no radar de todos os fãs de futebol.

PSG x Juventus

Em sua busca até então interminável por conquistar a Europa, o Paris Saint-Germain dará início a mais uma campanha na Champions. Três temporadas depois da derrota na final para o Bayern, o clube parisiense mantém as expectativas altas, agora com um embalado trio ofensivo formado por Neymar, Messi e Mbappé.

Na chave H, o clube que mais ameaça o domínio do PSG na fase de grupos é a Juventus. Os gigantes da Itália, que venceram o torneio duas vezes em sua história, almejam retornar à final após sete anos. Eles ainda contam com o reforço do argentino Dí María, ex-PSG.

No retrospecto entre eles, a Juve é amplamente favorita. Foram oito jogos entre os clubes, com dois empates e seis vitórias da Velha Senhora. O último duelo, no entanto, aconteceu apenas em 1997, e o clube francês pode deixar a escrita de lado para se impor nos dois duelos desta fase.

Manchester City x Borussia Dortmund

Nesses jogos, os olhares internacionais estarão voltados para um jogador em especial: Erling Haaland. O jovem atacante norueguês de 22 trocou os alemães pela equipe de Guardiola nesta temporada e chegou com grandes expectativas.

Resta, então, saber como ele se sairá com o City no torneio mais importante da Europa, a começar contra seu ex-clube. Quase dez anos desde que chegou à final da Champions pela última vez , o Dortmund busca reverter o cenário da última edição, na qual caiu ainda na fase de grupos.

Já o City sonha mais alto por estar disputando entre as cabeças nos últimos anos. Depois que chegou à sua primeira final, na temporada 20/21, o time inglês foi semifinalista na última edição e agora espera dar o próximo passo. Com novos reforços e ainda sob o comando de Guardiola, os confrontos contra os alemães podem ser uma boa prévia para as pretensões da equipe.

Milan x Chelsea

Serão dois duelos entre o atual campeão italiano contra o penúltimo campeão europeu. Um dos maiores vencedores do torneio, o Milan retorna à Champions após vários anos de ausência e pretende fazer jus à sua história.

O Chelsea, por sua vez, quer deixar para trás a eliminação para o Real e tentar disputar o título do torneio mais uma vez. Em um grupo teoricamente mais fácil, com Salzburg e Dinamo Zagreb na chave E, as partidas entre as duas equipes devem definir quem provavelmente terminará na liderança do grupo.

Ajax x Liverpool

O clube holandês é talvez uma das equipes que mais vem surpreendendo gigantes nas últimas edições da Champions. Agora sem o técnico Erik ten Hag, que assumiu o comando do Manchester United, o Ajax busca ameaçar o domínio do Liverpool no Grupo A. O clube, inclusive, é o cabeça de chave por ser o campeão da Holanda.

Já os Reds de Klopp pretendem deixar o "fantasma" do vice para trás. O Liverpool conquistou a Champions em 18/19 e quase repetiram o feito em maio deste ano, mas o Real Madrid frustrou os planos. Além disso, o clube inglês terminou na segunda colocação do Campeonato Inglês na temporada passada, atrás do City.

Em um grupo que pode ser subestimado em um primeiro momento, o confronto entre as equipes pode ser decisivo para a sequência de ambos nesta edição da Champions.

Real Madrid x Leipzig

Por último, mas não menos importante, está o atual campeão. No Grupo F ao lado de Leipzig, Shakhtar e Celtic, os Merengues têm um caminho aparentemente mais tranquilo para o mata-mata.

Entre os adversários, são os alemães que oferecem um maior perigo, ainda mais com o retorno do atacante Timo Werner. Diante do cenário da chave e dos oponentes, as partidas contra o Leipzig podem ser as mais agitadas para os espanhóis na trajetória pela sonhada 15ª conquista da Champions.