Topo

Real Madrid busca título contra azarão e tenta igualar Barcelona e Milan

Benzema comemora gol do Real Madrid em amistoso contra a Juventus - Kevork Djansezian/Getty Images
Benzema comemora gol do Real Madrid em amistoso contra a Juventus Imagem: Kevork Djansezian/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

10/08/2022 04h00

Real Madrid e Eintracht Frankfurt decidem hoje (10) o título da Supercopa da Uefa, às 16h (de Brasília). O confronto decisivo em jogo único, que acontece em Helsinque, capital da Finlândia, pode significar ao time espanhol uma marca. Caso vençam, os Merengues igualarão Barcelona e Milan como as equipes que mais triunfaram na competição, com cinco conquistas cada.

Maior campeão da Champions League, o Real Madrid tem quatro troféus da Supercopa (2002, 2014, 2016 e 2017) até aqui e foi vice-campeão três vezes (1998, 2000 e 2018) do torneio que é disputado desde 1973. Na última vez em que a equipe levantou a taça o adversário foi o Manchester United.

A partida na Finlândia marcará o início da temporada oficial para o elenco comandado por Carlo Ancelotti. Ao longo do último mês, o clube disputou amistosos nos Estados Unidos e saiu com o saldo de uma vitória (Juventus), um empate (América-MEX) e uma derrota (Barcelona).

Pela frente, o Real Madrid tem o Eintracht Frankfurt, que faz sua estreia na competição e que tenta ser apenas o segundo time alemão a conquistar o troféu. Até agora, somente o Bayern de Munique conseguiu o feito entre as equipes do país, com duas vitórias. Hamburgo, Werder Bremen e Borussia Dortmund ficaram com o vice.

Ao longo da campanha do título da última Liga Europa, o clube se manteve invicto, passando, inclusive, pelo Barcelona, no Camp Nou, levando cerca de 30 mil torcedores até a Catalunha. Na final, o Frankfurt bateu o Rangers, da Escócia.

Dado como azarão para o confronto, o time alemão fez boa pré-temporada (três vitórias e um empate), além de ter começado a Copa da Alemanha avançando de fase. No entanto, em sua estreia no Campeonato Alemão, o Frankfurt foi goleado pelo Bayern de Munique, em casa, por 6 a 1.