Topo

Como Joelinton transformou xingamentos em música no time mais rico do mundo

Joelinton aplaude a torcida do Newcastle durante jogo - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Joelinton aplaude a torcida do Newcastle durante jogo Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

17/03/2022 04h00

"Ele é brasileiro"

O grito vem das arquibancadas do St. James' Park, mas Joelinton não entende de primeira, nem poderia. Ligado no jogo, o meia brasileiro acabara de se levantar do gramado após outro carrinho bem-sucedido que retomara a posse de bola para o seu time, o Newcastle — o time mais rico do mundo após ser comprado pelo príncipe herdeiro do trono da Arábia Saudita.

O torcedor que lota o estádio continua.

"Ele custou apenas 40 milhões (de libras, ou R$ 200 milhões à época)"

A letra só seria compreendida pelo brasileiro dias depois, quando um amigo lhe mostrou um vídeo com a música. O atacante que repentinamente se tornou meia nunca imaginaria o sucesso imediato que teria na nova função.

"E nós pensamos que ele é brilhante para caral**.
Ele é Joelinton"

A canção extrapola os limites do estádio. No último mês, foi cantada pela cidade após os jogos, na estação ou no trem, enquanto os torcedores voltavam para casa. E pensar que meses atrás, Joelinton era alvo de xingamentos por parte desse mesmo torcedor, que passou dos limites na opinião do próprio jogador.

Bandeirão da torcida do Newcastle em homenagem a Joelinton - Stu Forster/Getty Images - Stu Forster/Getty Images
Imagem: Stu Forster/Getty Images

"Cobrança no estádio, xingamentos, coisas fora de campo assim, mensagens maldosas que passam dos limites... Você tem família, filhos. São mensagens que não valem a pena lembrar. São coisas do passado. Hoje, é uma motivação para mim ouvir eles cantando, dá um gás a mais, sabe? Da primeira vez que eles começaram a cantar, eu não entendi muito bem. Depois, um amigo mandou o vídeo e eu comecei a escutar. Agora já consigo entender bem. Eles começam a cantar quando roubo uma bola, faço uma jogada. É muito legal", disse em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

De fato, essa época passou. Atualmente, o brasileiro é celebrado pelos mesmos torcedores que o xingavam e foi eleito o jogador do mês de fevereiro pelos adeptos. Tudo isso na nova função, no meio-campo do Newcastle.

"Eu não colocaria limites para o Joe. Seria tolo fazer isso, pois acredito que ele já mostrou o que pode entregar de forma consistente. Acho que isso é a chave, essa consistência. Ele tem conhecimento tático, habilidade técnica e índice de trabalho. É impressionante a quantidade de campo que ele cobre. Ele tem uma maneira de tomar a bola em momentos difíceis para nós. Estaremos fora de posição e Joe vai simplesmente interceptar com suas pernas longas. Eu não consigo demonstrar o quanto ele é importante taticamente quando estamos sem a bola", afirmou recentemente o técnico Eddie Howe.

Joelinton e o técnico Eddie Howe durante treinamento - Serena Taylor/Newcastle United via Getty Images - Serena Taylor/Newcastle United via Getty Images
Imagem: Serena Taylor/Newcastle United via Getty Images

O comandante chegou recentemente ao clube e foi o responsável por recuar Joelinton para a função de meio-campo, mas engana-se quem pensa que houve uma conversa prévia que definiu isso. Aconteceu quase que de improviso. Howe pensava no brasileiro como um meia-atacante por dentro, mas uma expulsão mudou tudo.

"Contra o Norwich, o treinador precisou fazer a mudança e foi ali que começou. Ficamos com um a menos desde os 9 minutos. Ele me recuou para a posição de meio-campo e eu fui bem. Isso deixou a ideia na cabeça dele de que poderia me utilizar nessa função. Desde que ele chegou, ele me via não só como atacante, mas um cara que poderia jogar em outras posições. Contra o Leicester, ele me recuou também e fui bem, aí começamos a dar continuidade", contou Joelinton.

Para Howe, Joe — como ele se refere ao brasileiro — pode muito bem entrar na mira de Tite e disputar a Copa do Mundo do Qatar 2022 com a seleção brasileira.

"Sempre fui um jogador que se esforçou pela equipe. Se tivesse que voltar para ajudar a marcar eu fazia, sempre me doei ao máximo. Sempre joguei de atacante, mas antes de ir para o Sport, costumava jogar de meio-campo, não como volante, até porque não me considero assim, mas um meia mais recuado. Sempre gostei de participar do jogo, de defender também. Caiu bem para mim essa posição. Mas eu não me vejo em uma posição só. Não vou dizer que sou meio-campo ou que sou atacante. Posso jogar pelo lado do campo também, nos últimos dois jogos joguei como ponta esquerda no fim. Estou feliz jogando no meio, mas se precisar em outra posição, também estou disponível", disse Joelinton.

Joelinto desarma Salah - John Powell/Liverpool FC via Getty Images - John Powell/Liverpool FC via Getty Images
Imagem: John Powell/Liverpool FC via Getty Images

Falta de gols pesava

Joelinton chegou como a contratação mais cara da história do Newcastle, que ainda não era um dos clubes mais ricos do mundo — o que se tornou nesta temporada após ser adquirido por um grupo de investidores árabes. O então atacante entrou nesta temporada com dez gols anotados em 80 jogos pelo clube.

O brasileiro era visto como um 'flop de 40 milhões' na Inglaterra. O termo é utilizado para se referir a atletas que não corresponderam a expectativas colocadas sobre eles.

"Tinha cobrança por ser a contratação mais cara, o camisa 9. É normal. Se o atacante não está fazendo gol e não está jogando bem, tem essa cobrança. Hoje, é gratificante ver o apoio e o carinho deles [torcedores] depois de tudo que passei. Acho que eles veem um pouco deles em campo pelo trabalho duro, força de vontade e energia. Eles sentem isso e fico feliz com o carinho. A torcida é apaixonada pelo clube e tudo que eles estão vivendo agora eles merecem", disse.

Na nova função, Joelinton vem empilhando boas estatísticas. O jogo marcante que fez o brasileiro se fixar de vez como meia foi o empate por 1 a 1 diante do Manchester United. No duelo, ele liderou o Newcastle em chances criadas, interceptações, recuperações de posse e condução do time ao ataque.

Ao fim do jogo, seu companheiro de meio-campo, Sean Longstaff, rasgou em elogios e falou sobre o quanto Joelinton era injustiçado com as críticas que recebia.

"Nós sabemos o quanto Joelinton é bom e o desrespeito com que ele vinha sendo tratado é uma desgraça. Ele é o melhor jogador todos os dias nos treinos. Se você está no time dele no treinamento, pode ficar feliz porque você vai vencer sempre."

Joelinton comemora gol - Luke Walker/Getty Images - Luke Walker/Getty Images
Imagem: Luke Walker/Getty Images

Acomodação acabou após venda

A venda do Newcastle ao fundo de investimento árabe não teve efeito imediato no time, uma vez que a janela de transferências estava fechada. Houve certo receio no clube quando a equipe permaneceu até a 22ª rodada da competição dentro da zona do rebaixamento. No entanto, os reforços que chegaram em janeiro transformaram a equipe não só dentro de campo, mas também fora dele.

"Está sendo positivo porque antes havia um pouco de acomodação no clube. A chegada de novos jogadores em janeiro melhorou muito a equipe em termos de qualidade, confiança e mentalidade vitoriosa. Isso ajuda muito a equipe. Trouxe mais competitividade e cada um tem que procurar melhorar a cada dia. Vimos com bons olhos a venda do clube. Mudou muita coisa aqui dentro. A torcida está eufórica. Então, essa mudança foi no momento certo e está sendo muito boa", afirmou Joelinton.

Os ingleses contratam cinco jogadores e ficaram no topo da lista dos maiores gastadores da janela com 99 milhões de euros. Os reforços foram o zagueiro Dan Burn (ex-Brighton, por 15 milhões), o lateral direito Kieran Trippier (Atlético de Madri, por 14 milhões), o lateral esquerdo Matt Targett (Aston Villa, por empréstimo), o meia brasileiro Bruno Guimarães (Lyon, por 52 milhões de euros) e o atacante Chris Wood (Burnley, por 30 milhões de euros).

O mais caro deles, Bruno Guimarães chegou para fazer companhia a Joelinton como os únicos dois brasileiros do elenco. O problema para Joe é que, agora em nova função, Guimarães se tornou concorrente por uma vaga no time. Ainda assim, ele comemorou a chegada.

Joelinton e Bruno Guimarães -  Serena Taylor/Newcastle United via Getty Images -  Serena Taylor/Newcastle United via Getty Images
Imagem: Serena Taylor/Newcastle United via Getty Images

"Fiquei feliz com a chegada dele, só tinha eu de brasileiro. É uma pessoa para estar conversando, é bom ter alguém do seu país. É um jogador muito jovem e já com títulos importantes. Jogador de seleção brasileira, muito bom ter ele no clube pela qualidade imensa que tem. A disputa vai ser boa", afirmou.

Antes da derrota para o Chelsea na última semana, o Newcastle estava a nove jogos invicto no torneio, com seis vitórias. O bom desempenho recente foi suficiente para tirar o time do sufoco na Premier League: hoje, a equipe já tem nove pontos de vantagem para o Watford, primeiro dentro da zona do rebaixamento.